O QUE A INFRAESTRUTURA VERDE PODE FAZER POR NÓS!

Publicado

Quando continuamos com o tradicional crescimento urbano mudamos a hidrologia da paisagem, em grande parte, por perturbar a ciclos naturais da água. Superfícies impermeáveis não permitem que as águas pluviais infiltrem nos solos ou evaporarem através vegetação.

Em um cenário natural, a vegetação captura e infiltra águas pluviais deixando pouco mais que 10% do escoamento sobre a superfície. Nos EUA, cerca de 10 trilhões de litros por ano de águas pluviais não tratadas saem de edifícios, estradas e estacionamentos.

Sao-Paulo

Com o uso de sistemas de infraestrutura verde em áreas urbanas, as águas pluviais são capturadas, armazenadas e depois são liberadas lentamente, melhorando a qualidade da água (que é filtrada pelas plantas e substrato) e reduzindo demanda por tubulações. O que pode ajudar a reduzir o elevado custo de bombear milhões de litros de águas pluviais para estações de tratamento.

A infraestrutura verde também auxilia no arrefecimento das nossas, cada vez mais superaquecidas, regiões urbanas. Quando o sol atinge os milhões de telhados impermeabilizados e quilômetros de pavimentos, que caracterizam o crescimento urbano típico, estas superfícies transferem e refletem o calor para a atmosfera em torno dele – um fenômeno chamado de ilha de calor urbano.

Ao usar a energia do sol para transformar a água armazenada em plantas (por transpiração) e solos (por evaporação) em vapor de água ao invés de calor, o verde transfere essa energia para longe das superfícies, arrefecendo o local.

Cidades grandes podem ser até 12 ° C mais quente do que perto do campo. Algumas grandes cidades, como Chicago, Nova Iorque e Tóquio têm temperaturas de verão que são 14 ° C mais elevadas do que as temperaturas em áreas rurais adjacentes. Fazendo com que o consumo de energia para refrigeração seja muito maior.

Cidades mais frias significam menos poluição do ar, a partir de redução da demanda por geração de eletricidade, o que também significa menos doenças respiratórias e mortes por isso.

555620_ulyibka_priroda_tsvetyi_2560x1440_(www.GdeFon.ru)

Má qualidade do ar custa, anualmente, ao sistema de saúde canadense quase 570 milhões dólares diretamente, nos custos de internação de pessoas, e $ 6,7 bilhões em despesas indiretas associadas com deficiências. De acordo com um estudo de 2013 nos EUA, o ar poluído, em grande parte por transporte e geração de energia, causa aproximadamente 200 mil mortes prematuras.

O uso de infraestrutura verde cria ambientes abertos, que proporcionam espaços agradáveis para a prática de esportes e brincadeiras ao ar livre. Assim as pessoas podem ter uma vida mais saudável, e menos custos com médicos e remédios!

Em adição a estes benefícios, pesquisas mostram o verde pode ter importante contribuição para o nosso físico, nossa mente  e bem-estar geral, seja direta ou indiretamente.

eco 07-08 noite

Fonte: Grey to Green Conference