23231625_1865865483441624_6090142120932666805_n

3 benefícios do design biofílico no ambiente de trabalho

Publicado

O design biofílico aparece em ambientes residenciais, comerciais e, até mesmo, em cidades inteiras.

Mas é no espaço corporativo que a tecnologia está atraindo os principais olhares interessados. Neste post, você compreenderá quais as vantagens oferecidas por essa tecnologia a uma equipe de trabalho.

Continue a leitura e confira!

O que é o design biofílico e como ele impacta no desempenho de uma equipe?

Um estudo realizado pela International Stress Management Association (Associação Internacional do Controle do Estresse) demonstrou que o Brasil é o segundo país do mundo com o maior nível de estresse no trabalho.

Além disso, a cada 10 pessoas ativas, pelo menos 3 sofrem com a síndrome de Burnout, um esgotamento mental intenso causado por pressões no ambiente de trabalho.

A relação entre os indivíduos e seus ambientes corporativos pode afetar diretamente seu desempenho, a maneira como se sentem e interagem uns com os outros.

Tendo isso em vista e reconhecendo os malefícios do estresse à saúde, a arquitetura passou a buscar alternativas para reverter o quadro. Como? Empregando questões da psicologia no trabalho em escritórios urbanos, visão que destaca a tendência do design biofílico.

O design biofílico deriva da palavra biofilia (que significa “amor à vida”) e tem como objetivo principal o resgate da conexão do homem urbano com a natureza por meio da arquitetura, do urbanismo e, também, da decoração. 

O design biofílico é uma opção interessante para aquelas empresas que desejam criar um ambiente mais atrativo e produtivo para os seus colaboradores. Alguns exemplos de sistemas disponíveis no design biofílico são o telhado verde, o muro vegetado e a parede verde.

por rawpixel no Unsplash

3 benefícios do design biofílico em empresas

Explore, abaixo, três vantagens significativas no design biofílico:

1) Retenção de talentos

O relatório da pesquisa Espaços Humanos: Impactos Globais do Design Biofílico no Trabalho demonstrou que um terço (33%) de todos os entrevistados no estudo afirmam que o design de um escritório afetaria sua decisão de trabalhar para uma empresa. Nesse sentido, o investimento em design biofílico pode ser uma opção interessante para empresas que desejam apostar na retenção de talentos.

2) Aumento da produtividade

Elementos que remetem a natureza no ambiente de trabalho podem colaborar para o aumento da produtividade dos colaboradores, estimulando a criatividade.

3) Melhora da imagem empresarial

O design biofílico também colabora com a melhora da imagem de uma empresa, já que organizações amigas do meio ambiente costumam ser mais bem vistas pelos seus públicos de interesse.

A instalação do ecotelhado, por exemplo, colabora para a pontuação de certificações como o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), importantes para inúmeros fins, entre eles, destacar a empresa pela responsabilidade ambiental.

Gostou de saber mais sobre os benefícios do design biofílico no ambiente de trabalho? Deixe o seu comentário!