impacto-ambiental-positivo

3 soluções para impacto ambiental positivo nas construções

Publicado

O movimento em prol da sustentabilidade ganhou potência nas últimas décadas e a crescente preocupação da sociedade com o meio ambiente acabou impactando a forma como as empresas descartam seus resíduos. O setor de construção civil tem se dedicado para diminuir os impactos causados à natureza, buscando alternativas de transformá-los em um impacto ambiental positivo

O setor de construção civil acaba comprometendo o equilíbrio do meio ambiente, pois utiliza recursos naturais que alteram paisagens dos locais de extração e geram um grande volume de resíduos. 

De acordo com a Abrecon – Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição, a quantidade de resíduos oriundos da construção civil pode ultrapassar as 33.000 toneladas, anualmente, no Brasil. 

Felizmente, o setor tem capacidade de absorver boa parte dos resíduos que produz e tem desenvolvido gradativamente soluções para reciclagem e reutilização desses resíduos, para gerar um impacto ambiental positivo. 

Logística reversa para impacto ambiental positivo

A Política Nacional dos Resíduos Sólidos, regulamentada em 2010, determina que as empresas são responsáveis pela destinação adequada dos resíduos de seus produtos ou serviços. 

Essa responsabilidade abrange diversos setores, inclusive, o da construção civil. Ela é chamada de logística reversa. Todas as construtoras têm o dever de dar o destino correto aos resíduos de uma obra. 

A logística reversa tem o intuito de dar destinação adequada àqueles resíduos que já esgotaram seu ciclo e inseri-los novamente no mercado através da reciclagem ou do reuso. 

A reciclagem de resíduos das construções traz diversos benefícios econômicos e ambientais. 

Estima-se que seja 40% mais barato reciclar ou reutilizar os resíduos oriundos da construção civil, do que descartá-los em locais apropriados. 

A reciclagem também garante a diminuição de extração de recursos naturais e já existem diversas soluções que podem gerar um impacto ambiental positivo, confira. 

Soluções para impacto ambiental positivo

Cada vez mais o setor da construção civil se conscientiza da importância de construir de forma mais racional, gerando menos desperdícios. 

Uma boa gestão de resíduos pode ser uma estratégia positiva para diminuir os restos de materiais e os custos de uma construção. Conheça algumas ações que podem trazer impacto ambiental positivo ao canteiro de obra.

  • Bioconstruções: são construções sustentáveis que utilizam somente materiais de baixo impacto ambiental, diminuindo ou evitando, a alta produção de resíduos. Uma das soluções da bioconstrução pode ser a substituição de telhados convencionais por telhados verdes da Ecotelhado;
  • Telhas sustentáveis: são feitas com materiais reciclados, muitas vezes vindos de resíduos da construção civil; 
  • Pedras e pedriscos: uma das formas de aproveitamento de resíduos com baixo custo é através da produção de pedras, pedriscos e britas, que podem auxiliar na produção de construções de moradias de baixo custo;

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a Ecotelhado e conheça as soluções e sistemas para bioconstrução!