4 dicas para fazer uma horta em apartamento e cultivar temperos

Publicado

Tem interesse em entender como fazer uma horta em espaços reduzidos no seu apartamento?

Então, continue a leitura!

Neste artigo, apresentaremos 4 dicas simples para ajudar você a cultivar uma hortinha e levar mais saúde ao prato.

Como fazer uma horta: é possível cultivar produtos em espaços pequenos?

Ter uma horta à disposição é sinônimo de qualidade de vida e de saúde. Afinal, temperar a comida com ingredientes frescos, colhidos diretamente da horta e sem agrotóxicos é uma sensação única!

Segundo a Anvisa, desde 2008 o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de consumo de agrotóxicos.

Enquanto nos últimos dez anos o mercado mundial desse setor cresceu 93%, no Brasil, o crescimento foi ainda mais assustador: 190%.

Nesse sentido, uma das melhores formas de controlar a qualidade de nossa alimentação é por meio do cultivo próprio de alimentos.

Felizmente, o acesso a temperos e a hortaliças orgânicas e colhidas na hora do consumo não é exclusividade daqueles que moram no interior ou que possuem grandes espaços para o cultivo.

Com um pouco de dedicação, criatividade e utilizando os produtos certos, uma horta pode ser cultivada até mesmo em espaços pequenos, como na sacada ou na janela de um apartamento.

Quer entender como fazer uma horta em apartamento e cultivar temperos fresquinhos?

Veja, abaixo, as melhores dicas.

Como fazer uma horta em apartamento: 4 dicas simples

1. Boa iluminação

Na hora de escolher um lugar para sua horta, leve em consideração que a luz do sol é importantíssima para a manutenção da mesma. Alguns temperos podem receber no mínimo duas horas de sol por dia, já as hortaliças precisam de, no mínimo, quatro horas para se desenvolver bem. Cuidado para não ultrapassar seis horas diárias, o que pode queimar as folhas. Antes de plantar, procure informar-se quais as necessidades solares da planta.

2. O Substrato Ideal

A terra em que você vai plantar é um dos maiores responsáveis pelo sucesso da horta. Por isso, na hora de escolher o substrato, opte pelos mais leves, com boa aeração e boa fertilidade, para que as raízes possam crescer com saúde. Misture três partes de fibra de coco com uma parte de composto orgânico para garantir uma horta saudável. E não esqueça da camada de drenagem! Ela é muito importante para que as mudas não morram afogadas.

3. Aposte em fertilizantes

Utilizar um bom fertilizante auxilia no desenvolvimento saudável de uma horta. O Fertilizante Vit Org, por exemplo, é um fertilizante orgânico completo, com todos nutrientes necessários para a planta se desenvolver, evitando as deficiências de nutrientes nas mudas.

4. Atenção aos temperos cultivados

Os jardins verticais são ótimos para driblar a falta de espaço em apartamentos, já que conseguem suportar diferentes tipos de temperos e plantas. No entanto, tome cuidado ao escolher espécies que dividirão o mesmo espaço.

A salsinha, por exemplo, possui raízes invasoras que destroem as outras espécies de temperos. Algumas misturas que funcionam e podem ser feitas: alecrim, tomilho e sálvia; e manjericão, manjerona e cebolinha.

Então, gostou de entender como fazer uma horta em apartamento? Deixe o seu comentário!