ecopavimento2

7 benefícios oferecidos pelo pavimento permeável drenante

Publicado

Você já ouviu falar em pavimento permeável drenante? Trata-se de um piso que auxilia o escoamento d’água e evita inundações.

A Ecotelhado oferece esse tipo de sistema sustentável, o qual é produzido com grelhas alveoladas de plástico reciclado e nomeado como Ecopavimento.

Esse tipo de piso é recomendado para áreas internas de condomínios, caminhos em jardins, pátios e calçadas em geral, trilhas de parques, acesso de pedestres, bacias de infiltração e etc.

Continue a leitura do post e saiba mais sobre este tipo de piso!

Pavimento permeável drenante: conheça o Ecopavimento da Ecotelhado 

O pavimento permeável drenante da Ecotelhado é um tipo de piso sustentável que pode ser aplicado tanto em gramados como em britas.

No caso da grama, sua superfície precisa ser nivelada para depois aplicar a grelha de pavimento natural. Neste caso, o objetivo é proteger o sistema radicular da vegetação, permitindo que pessoas, animais e veículos de tráfego leve possam pisar sobre o pavimento permeável drenante com segurança e sem agredir o gramado.

Já no caso da aplicação de ecopavimento com brita, o ideal é instalar na seguinte ordem:

1º piso nivelado;

2º grelha de pavimento natural;

3º brita.

Vale ressaltar que esse tipo de pavimento permeável drenante com brita permite o tráfego de veículos, evitando a formação de “trilhos” na superfície. Sem contar que ele facilita a drenagem da água para o lençol freático, diminuindo as chances de alagamentos e poças.

Ou seja, os pisos drenantes são ótimas soluções para aplicar em projetos sustentáveis. Diferentes dos pisos intertravados, os ecopavimentos da Ecotelhado não dependem dos espaços entre as peças de concreto, mas sim de suas espécies de reservatórios de água que escoam devagar até o lençol freático, evitando enchentes e possíveis danos à natureza.

Mas, para evitar contaminações, é importante verificar a qualidade do solo antes de instalar pisos drenantes.

Veja os principais benefícios dos pisos drenantes:

1 – Reaproveitamento da água de chuva;

2 – Economia, pois dispensa gastos com contrapiso, argamassa, rejuntes e outros materiais utilizados na aplicação de pisos de concreto convencionais, por exemplo;

3 – Baixo índice de manutenção, necessitando apenas de limpezas rotineiras com água; 

4 – Alta resistência e durabilidade;

5 – Trata-se de uma solução sustentável de construção que emite menos CO2 e confere uma infraestrutura de alto desempenho; 

6 – Dependendo do modelo, oferecem funções antiderrapantes e excelente isolamento térmico;

7 – Conferem beleza e sustentabilidade às suas áreas de instalação.

Que tal implementar essa solução em seu projeto? Fale com a gente!

Na Ecotelhado você encontra diversas soluções em Sistemas de Arquitetura Verde, Jardim Vertical, Telhado Verde e Horta Vertical Urbana! Explore nosso blog, a loja online e torne seus ambientes mais sustentáveis!