Unisinos RS

A Horta no combate ao efeito estufa

Publicado

Em Nova Iorque, desde 2007, o governo dá isenções fiscais para aqueles que possuem Telhados  Verdes. A grande cidade abriga a maior horta urbana construída em edifício no mundo, um exemplo de negócio que beneficia toda população e é pautado na sustentabilidade. Existem restaurantes que já aproveitam esse estímulo oferecido pelo governo para cultivar suas próprias hortaliças nos Telhados Verdes.

telhado verde da ecotelhado hexa

Existem benefícios incomparáveis advindos da plantação de hortaliças, que além de oferecer alimentos frescos e sem adição de agrotóxicos, as hortaliças consomem grande quantidade de CO2, auxiliando no combate do efeito estufa.

O saudável hábito de cultivar ervas e temperos é fácil e acrescenta muito mais sabor às refeições preparadas em casa. É também uma forma garantida de consumir alimentos sem a adição de fertilizantes industriais.

Hortas-Urbanas2

Já existem grupos de pessoas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo que aderiram ao cultivo de hortas urbanas e adoram “colocar a mão na massa”, ou melhor, na terra. É sabido que o contato com a terra também tem a característica de reduzir o estresse da vida nas grandes cidades. A colheita pode ainda beneficiar projetos sociais e de caridade.