Ecotelhado

AGRICULTURA URBANA: UMA OPÇÃO VIÁVEL PARA NOSSAS CIDADES?

14 de junho de 2017

Agricultura urbana é uma nova cultura que  vem sendo implementada por algumas organizações sociais, comunidades e empresas como uma alternativa sustentável. Cada vez mais estamos construindo um conceito de qualidade de vida, que adota recursos naturais e outras alternativas favoráveis ao meio ambiente.
A proposta de interação social e benefícios para o ser humano tem motivado a busca por um estilo de vida com valores naturais, a agricultura urbana além de utilizar áreas de terra desocupadas, promove a interação social tornando o processo do alimento um sistema sustentável, já que os alimentos são produzidos pelo próprio consumidor.


A inserção da cultura de produzir os alimentos em solo urbano já é realidade em grandes cidades. No Japão, por exemplo, devido à carência de solo fértil para plantio, grandes obras urbanas foram integradas com sistemas para cultivo de  frutas e hortaliças. Também no Japão, um  famoso edifício de destaque na capital teve sua fachada reestruturada com um sistema de jardim vertical.

Saiba mais sobre jardins verticais…

Na América Latina a principal concentração de hortas urbanas é em Cuba, aonde a agricultura tem sido uma das muitas conquistas. A produção de hortas urbanas na cidade, no entanto, deve  ser  pensada como uma nova forma de estilo de vida, trazendo uma outra perspectiva para a sociedade que busca qualidade de vida. É uma proposta que além dos benefícios, cria empregos e interação entre os habitantes.

Referência | Archdaily

Adaptação e edição | Pedro Henrique Leite

Tags

Ecotelhado
A Ecotelhado é a melhor empresa de soluções para arquitetura sustentável do Brasil. Navegue pelo site e veja o que podemos fazer pelo seu projeto.