Arquitetura sustentável em museus pelo mundo

Publicado

Nós falamos por aqui há alguns dias que três projetos novos de museus do Rio de Janeiro vão ter arquitetura sustentável – todos eles utilizando telhado verde.

Mas não é só no Brasil que o conceito de arquitetura verde está em alta. O Resort Marina Bay Sands, em Cingapura, irá abrigar o ArtScience, museu que terá 21 galerias de arte em 4.800 metros quadrados. Feito pelo arquiteto Moshie Safadie, conhecido por trabalhar com design verde, o museu é divulgado como o primeiro museu sustentável do mundo.

Com a forma de flor de lótus, o teto é capaz de coletar água da chuva e luz solar para o uso interno da instalação. A água é filtrada e utilizada nos sanitários. A iniciativa, além de atrair turistas, quer mostrar para a população um modelo de crescimento sustentável.

Porém, outros museus sustentáveis já foram construídos. É o caso do California Academy of Science, reinaugurado em setembro de 2008, com sistemas para uso racional da água, como captação da água da chuva, iluminação e ventilação naturais. Além disso, as paredes foram construídas com materiais reutilizados e o telhado tem cerca de 1,7 milhão de mudas de plantas, além de janelas para entrada de luz natural.

Quer saber mais sobre o telhado verde da Ecotelhado e nossos demais produtos? Então acesse www.ecotelhado.com.br.