Unisinos RS

Arquitetura sustentável na República Tcheca

Publicado

Mais um lindo projeto sustentável com utilização de telhado verde ao redor do mundo.

Deve ser finalizada, já no início de 2012, a construção do edifico comercial City Green Court, na cidade de Praga, na República Tcheca.

Terceiro projeto do arquiteto Richard Meier na cidade, o empreendimento já recebeu a pré-certificação Leed Platinum. Serão, ao total, oito pavimentos que terão aproximadamente 16,4 mil m² de escritórios. O projeto irá custar US$ 38 milhões.

Para obter a certificação Leed Platinum, o edifício conta também com ventilação natural do átrio durante o verão, sistema de reuso de água, controle de qualidade do ar interior e utilização de materiais locais e reciclados na construção, além da utilização de telhado e parede verde no seu projeto.

Se obter a certificação, o prédio será o primeiro de todo o país a ser considerado um edifício com o mais alto nível de sustentabilidade.

Todas as fachadas serão de vidro, proporcionando grande iluminação natural. Mas, para favorecer um clima mais ameno durante o verão, as fachadas sul e oeste receberão painéis verticais, provocando certo sombreamento no edifício. Nestas duas fachadas, alguns andares também contarão com pequenas varandas.

Um dos destaques do edifício é o átrio central, que conta com uma oliveira e uma parede verde. Até o quarto andar, pontes e escadas permitem o trânsito entre as diferentes áreas do edifício, tornando o átrio um espaço de integração. As escadas também têm como objetivo diminuir o uso de elevadores.

Bacana, né?