brise-vegetal.jpg

Brise vegetal confere beleza e sustentabilidade para edificações

Publicado

Você sabia que brise soleil significa “quebra-sol” em francês? Conhecido como brise vegetal, no Brasil, essa solução sustentável tem a função de dar vida e proteger as fachadas de prédios da radiação solar.

Além de colaborar com o meio ambiente e conferir uma arquitetura verde ao imóvel, esse sistema diminui a poluição, melhora a qualidade do ar e ainda promove melhor isolamento acústico e térmico aos ambientes internos.

Sem contar em seus outros inúmeros benefícios, como a facilidade de obtenção de certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) que este tipo de cortina ecológica proporciona.

Continue a leitura e saiba mais!

Brise vegetal: principais vantagens

A aplicação de um projeto de brise vegetal garante o sombreamento e o aquecimento de áreas internas de edifícios, devido às plantas utilizadas em seu sistema de vegetação. 

Fato que é muito vantajoso em termos de economia financeira, pois dispensa gastos excessivos com ar-condicionado, por exemplo.

Além disso, o brise vegetal é um ótimo filtro de ruídos externos e uma excelente alternativa para compor projetos sustentáveis. Sem contar no aspecto visual do prédio que fica muito mais moderno, bonito e atrativo depois de sua instalação.

Outro ponto positivo do brise vegetal é sua manutenção simples, que necessita apenas de podas regulares, irrigação e aplicação anual de fertilizantes.

Processo de vegetação vertical em brises

Plantas do tipo trepadeiras são ideais para cultivar em brise vegetal. Falsa vinha, unha de gato, jasmim dos poetas e madressilva são alguns exemplos de trepadeiras que podem ser usadas nesse tipo de sistema. 

Quanto ao processo de vegetação vertical, as plantas devem ser cultivadas em contêineres, em cada andar, sendo interligadas por cabos de aço inoxidáveis, os quais devem ficar localizados a cerca de 60 centímetros de distância do prédio, permitindo fácil abertura e fechamento das janelas da edificação.

Que tal repaginar o visual de prédios urbanos e ainda colaborar com o meio ambiente? Conte conosco para executar essa ideia!

Na Ecotelhado você encontra diversas soluções em Sistemas de Arquitetura Verde, Jardim Vertical, Telhado Verde e Horta Vertical Urbana! Explore nosso blog, a loja online e torne seus ambientes mais sustentáveis!