Brise Vegetal na fachada de prédios reduz consumo de energia

Publicado

Além de conservar o local e valorizar o imóvel, o uso de plantas na fachada funciona como isolante térmico para o ambiente interno. A brise vegetal pode ser aplicada em edifícios sem limite de altura e residências.

13

Uma grande área de fachada pode contribuir de forma significativa para aquecimento ou resfriamento passivo do prédio. O sombreamento dessa área por vegetação vai refrescar no verão e também aquecer no inverno se forem plantas caducifolias. Em clima tropical, realidade na maior parte do país, o benefício é ainda maior por proteger contra o acúmulo de calor.

DSC05525

Segundo o engenheiro agrônomo e diretor da Ecotelhado, João Manuel Feijó, as superfícies vegetadas consomem até 80% da irradiação solar para evaporar água. As brises convertem 90% do calor acumulado nas paredes, que seria bloqueado com o uso de ar condicionado, o que confere gastos excessivos de energia. “Além disso, empreendimentos que desejam obter certificações de sustentabilidade precisam melhorar o conforto térmico e se preocupar com o consumo de energia”, ressalta.

IMG_5511-Editar

A brise é um sistema modular composto por containers dispostos na parte externa do prédio, no qual as plantas – geralmente trepadeiras – são conduzidas por cabos de aço inoxidáveis presos por fixadores do mesmo material. O método contempla a fertilização e irrigação automatizadas, o que permite pouca manutenção.  “A Brise vegetal é um projeto inédito no Brasil que contribui de forma significativa para arrefecimento do calor urbano.”, acrescenta.

Fotor090913248