Unisinos RS

Certificação aumenta demanda na Ecotelhado

Publicado

A sustentabilidade já deixou de ser pauta de ações pontuais para se tornar uma preocupação constante das empresas e dos governos. Prova disso é a certificação fornecida pelo Inmetro em parceria com a Eletrobrás para prédios comerciais e de serviços, e agora para residências e edifícios multifamiliares: a Etiqueta de Eficiência Energética. E a Ecotelhado, especialista em infraestrutura verde urbana, já percebeu um aumento de 30% na procura de seus produtos depois do lançamento da iniciativa.

As edificações comerciais são responsáveis por 45% do consumo de energia no Brasil, devido à iluminação artificial e a climatização dos ambientes. E a utilização dos serviços da Ecotelhado – como os telhados verdes, brise vegetal e jardins verticais diminuem em cerca de 10ºC a temperatura dos empreendimentos. Além da melhoria da conservação interna das edificações.

Até 2012, a adesão ao programa de certificação para prédios comerciais e de serviços é voluntária. Depois desse prazo, as construtoras que não se atualizarem ficaram com desvantagens de mercado.

A maioria dos pedidos vem de construtoras preocupadas com as novas tecnologias em sustentabilidade – conta o Diretor da Ecotelhado, João Feijó.

Com sede em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, a Ecotelhado tem representantes em todos os estados brasileiros. É filiada da Green Building Council, Associação Telhado Verde Brasil e World Green Roof, além de ser parceira da empresa de engenharia espanhola Mitra. Mais informações em www.ecotelhado.com.br.