Unisinos RS

Cidades sustentáveis do futuro

Publicado

A partir de hoje, vamos apresentar uma série de matérias com exemplos de cidades do futuro, onde a tecnologia e a sustentabilidade são seus principais focos. Começaremos pela impressionante Masdar City.

Masdar-City-walk
MASDAR CITY – A CIDADE VERDE

Em 2006, o Governo de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, anunciou a construção de Masdar City, a primeira cidade totalmente sustentável do mundo. A obra iniciou com previsão de término para 2016 mas com  a recessão econômica global, os investimentos diminuíram e os planos tiveram que ser revistos. A expectativa de conclusão agora é entre 2021 e 2025, e a população não deverá exceder 40 mil pessoas. Masdar funcionará a partir de energias renováveis, como solar, eólica e de hidrogênio. Não haverá emissão de carbono na atmosfera e 99% dos resíduos serão reutilizados. Neste cenário, outro detalhe é muito importante: os carros serão proibidos, o transporte da cidade será elétrico e inteiramente público. O projeto conta ainda com outro princípio sustentável: o consumo de água será reduzido em 50% da média mundial. Assim, todas as águas residuais serão reaproveitadas e reutilizadas.

cidade  sustentável será erguida em um terreno de 6 km², sobre uma base de sete metros de altura, para aproveitar a brisa do deserto. Outra medida adotada para lidar com as altas temperaturas da região é a construção de ruas estreitas, para potencializar o vento encanado e as sombras. Desta forma, será possível economizar mais da metade da quantidade de energia necessária para fazer a cidade funcionar. A arquitetura integrará os valores e as características locais. Fauna e flora receberão atenção especial.O plano é incluir estações de tratamento de água, áreas recreativas, equipamentos esportivos, centros de reciclagem, estação de tratamento de esgoto, usina eólica e plantações de diversas espécies de árvores que produzam biocombustíveis. A cidade terá uma estrutura própria para pedestres e os edifícios incorporam padrões de construção sustentável, atualmente definidos por organizações reconhecidas internacionalmente. A combinação desses recursos proporciona um ambiente de trabalho e lazer com qualidade de vida.

40821

A cidade sustentável  será pioneira na implementação de tecnologias sustentáveis inovadoras para gerenciamento de resíduos, água e energia. Desta forma, Masdar criará um modelo para o desenvolvimento urbano sustentável em todo o mundo, com a cidade adaptada aos ecossistemas locais e aproveitando de maneira racional as condições climáticas da região, especialmente nos aspectos hídricos e energéticos. O objetivo da construção de Masdar City é mostrar até que ponto as cidades podem ser sustentáveis, enquanto oferecem  melhores ambientes de trabalho e lazer, qualidade de vida  e alto desenvolvimento. Quando os demais governos do mundo perceberem o que é possível ser feito, poderão investir mais em tecnologias sustentáveis e mudança de comportamento.

Fonte: http://atverdebrasil.com.br/