Unisinos RS

Cobertura vegetada reduz o escoamento da água da chuva e diminui a poluição de rios.

Publicado

Quando utilizamos o Ecotelhado nas coberturas de prédios, residências ou áreas condominiais, estamos auxiliando o meio ambiente a reter, nesses locais, os poluentes que serão filtrados pelas raízes das plantas e pelo substrato. Dessa forma também haverá a redução da velocidade da queda do pluvial atrasando o pico do escoamento, pois ocorre a absorção da água no telhado verde.

Com o aumento considerável do número de edificações em nossas cidades, houve uma grande modificação do ciclo hidrológico. Os telhados convencionais são literalmente lavados nas ocasiões das chuvas. Junto com a chuva são levados para os rios, lagoas e córregos todas as substâncias decorrentes da poluição atmosférica. São partículas mínimas que afetam o equilíbrio ecológico dos meios aquáticos.

Com o Ecotelhado instalado sobre as edificações, além do benefício acústico e do conforto térmico, teremos a redução do escoamento de substâncias nocivas até os mananciais hídricos. Além de transformar um espaço antes inutilizado em um jardim suspenso, onde é possível interagir com a natureza e com os amigos.