arquitetura-escolar-infantil

Como aplicar sustentabilidade na arquitetura escolar infantil

Publicado

O conhecimento sobre sustentabilidade deve ser abordado tanto nas escolas quanto em casa. O incentivo de atitudes sustentáveis e saudáveis deve começar em casa, mas pode também ser aplicado dentro das escolas, através da implementação de hábitos e criação de projetos sustentáveis de arquitetura escolar infantil

A implementação de projetos de arquitetura escolar infantil 

As instituições de ensino podem transmitir esse importante conhecimento, implementando alguns hábitos sustentáveis em sua rotina escolar, ou até mesmo, realizando modificações em sua estrutura. 

É necessário ensinar as crianças sobre a importância do reaproveitamento da água da chuva, investir em experiências junto à natureza, desenvolver um projeto de arquitetura escolar infantil com características sustentáveis, como a implementação de telhado verde

Muito do que as crianças aprendem nas escolas, elas levam também para a sua comunidade de convívio, seja essa a sua família ou amigos. Sendo assim, elas são muito importantes para a disseminação de informações na sociedade.

A arquitetura escolar infantil de cunho sustentável pode influenciar muito na aprendizagem e na formação de cidadãos mais responsáveis e ligados aos problemas do meio ambiente. 

Os alunos precisam ser inspirados por ambientes sustentáveis e mais interativos. Afinal, uma criança consciente, provavelmente, vai crescer e se tornar um adulto responsável com o meio ambiente.

Por isso, é muito importante ensinar as crianças à respeito da separação e reciclagem do lixo, economia de luz e utilização de luz natural, além de incentivar atividades e brincadeiras ao ar livre e criação de projetos educativos de cunho sustentável. Esses são alguns exemplos de como as escolas podem incentivar os alunos a terem uma vida mais saudável e ecologicamente correta.

Não adianta somente criar eventos relacionados ao tema. Os alunos precisam ver ações sendo colocadas em prática nas escolas. Assim, eles entenderão melhor de que forma poderão aplicar a sustentabilidade em suas vidas.

Nisso, optar por uma arquitetura escolar infantil que enfatiza a sustentabilidade pode ser uma ótima forma de colocar tudo isso em prática. Ambientes que aplicam baixo consumo de energia elétrica, utilizam técnicas de reaproveitamento de água e que possuem um bom ambiente natural, são bons exemplos de mudanças arquitetônicas que podem ser aplicadas nas escolas. 

Escolas brasileiras já adotam sistemas verdes

É importante que as escolas tenham um discurso sustentável, mas muito além disso, que tenham também atitudes e ações sustentáveis. 

Escola Despertar de Porto Alegre / RS possui sistema de telhado verde da Ecotelhado.

A escola não pode somente passar informações e ensinar teorias. É fundamental que as ações sejam postas em prática pelos alunos, para que eles vejam com seus próprios olhos os benefícios que essas atitudes podem gerar.

No Rio de Janeiro, a Escola Estadual Erich Walter Heine possui certificação LEED Schools, da Green Building Council, que reconhece escolas totalmente sustentáveis. A escola é a primeira da América Latina a obter esse certificado e possui sistema de captação de água da chuva feito através do telhado verde da Ecotelhado.

Quer implementar soluções sustentáveis em sua escola? Entre em contato com a Ecotelhado! Temos diversas opções de projetos para a sua instituição!