Telhado Verde Laminar Alto - Cisterna Ecológica - galeria 1

Como captar água da chuva? Conheça as cisternas e telhados verdes

Publicado

Saber como captar água da chuva é de importante interesse frente à questões de escassez que presenciamos no mundo.  Apesar do Planeta Terra ser composto por cerca de 70% de água, somente uma pequena porcentagem é de água potável e doce. 

Felizmente, existem alguns sistemas capazes de auxiliar na reutilização e no escoamento dessa fonte, como no caso das cisternas e dos telhados verdes. 

As cisternas e o telhado verde são capazes de auxiliar a população na captação e reutilização consciente da água da chuva, além de gerar uma grande economia dentro de casa e de prédios, que pode influenciar positivamente a conta de água e energia ao longo do mês.

Conheça mais sobre estes sistemas e saiba como captar água da chuva com a Ecotelhado.

O que é uma cisterna e como captar água da chuva através deste sistema?

É um sistema impermeável, que normalmente é instalado sob jardins, estacionamentos ou pavimentos permeáveis. Também é composto por canais ou dutos que levam a água da chuva de um telhado, por exemplo, até um depósito grande de armazenamento. 

Recomenda-se que a cisterna seja enterrada para que seja possível controlar a variação de temperatura e manter a qualidade da água coletada. Na Ecotelhado trabalhamos com o Ecodreno, que funciona como uma cisterna modulada subterrânea, deixando espaço livre para trânsito.

Como utilizar a água da chuva captada pela cisterna?

A cisterna serve exclusivamente para a captação da água da chuva, que poderá ser reaproveitada e utilizada para reservatórios de água contra incêndio, para uso em indústrias, para a rega natural de jardins e para tarefas domésticas, como lavar as calçadas, pisos e carros. 

A água coletada pelos dutos não é considerada potável, pois pode conter fuligem, poeiras, amônio, nitrato e sulfato em excesso. Logo, não é indicado ingeri-la.

O que é um telhado verde?

O telhado verde é uma técnica arquitetônica e de paisagismo que consiste em aplicar uma camada impermeável no telhado da casa ou prédio e depois cobri-la com terra e plantas. 

É uma das alternativas mais utilizadas em projetos que visam a sustentabilidade, pois traz diversos benefícios para o projeto, como captar água da chuva e energia solar. Este sistema ainda conta com vários outros benefícios para o meio ambiente e para a sua construção. Confira:

  • Captação de água da chuva através da utilização de cisternas.
  • Captação de energia solar por meio de placas fotovoltaicas.
  • Isolação térmica, utilizando vegetações para a redução de amplitude térmica.
  • Reduz as chances de enchente nas cidades, com a absorção da água da chuva.
  • Reduz a poluição urbana, absorvendo o gás carbônico.

Como captar água da chuva com telhados verdes

A captação pode ocorrer com a combinação de cisternas que são compostas no sistema do telhado, levando a água que é captada e absorvida pelo teto até um armazenamento subterrâneo. Ajudando não só com a captação da água para reutilização, mas também reduzindo enchentes

A Ecotelhado possui diversas opções para quem busca soluções de como captar água da chuva e outros resultados sustentáveis para projetos arquitetônicos especiais. 

Entre em contato conosco e transforme o seu projeto!