plantas-para-jardim-vertical-meia-sombra

Como escolher plantas para jardim vertical meia sombra? Confira nossas dicas

Publicado

Você gostaria de montar um espaço que lhe deixasse mais próximo da natureza em sua casa, porém,  conta com um espaço limitado e com pouca luminosidade? Saiba que o seu sonho pode se tornar realidade e que você pode ter suas próprias plantas para jardim vertical meia sombra!

Com ele você utilizará pouco espaço e deixará sua casa mais confortável e acolhedora. Se você mora em apartamento pode usar a sua varanda para fazer esse refúgio. 

Confira nossas dicas de plantas que ficam super legais nesse tipo de jardim e como escolhê-las.

Como escolher as plantas para jardim vertical meia sombra?

A escolha das plantas para jardim vertical meia sombra é uma tarefa um tanto difícil, pois algumas delas precisam de cuidados muito específicos para crescer de forma saudável e vistosa. 

Por ser um jardim montado na vertical, comumente usa-se vasos pregados na parede e as plantas não podem ser muito grandes. Logo, as de pequeno e médio porte são as melhores opções. 

Além disso, por ter um espaço limitado, as plantas devem ter a raiz curta para se adaptarem melhor. 

Não é aconselhado plantar bonsais em jardins verticais, pois são mais robustos e ficam melhores em vasos fixados no chão. 

Pensando nisso, separamos algumas espécies de plantas para jardim vertical meia sombra que se dão muito bem nesse estilo de jardim.

Dinheiro em penca

A planta é conhecida como “dinheiro” ou “tostão” e tem o nome científico de Callisia repens. A planta recebeu esse apelido por suas folhas serem semelhantes a moedas. Ela não precisa de muito espaço e por se adaptar bem em vasos é uma ótima opção para o seu jardim vertical. 

Muitos dizem que a plantinha leva prosperidade para o ambiente onde está, além de ser muito utilizada em técnicas como o Feng Shui

Pata-de-elefante 

A pata-de-elefante é uma planta que não exige muitos cuidados, suporta os mais diversos ambientes e é bastante recomendada como planta para jardim vertical meia sombra. Porém, é preciso ter cuidado ao regar, pois o excesso de água pode lhe fazer mal.

Espada-de-são-jorge

De origem africana, a espada-de-são-jorge agrada a todos os estilos e tem tamanhos que se adaptam em qualquer ambiente. Diversas pessoas acreditam que essa plantinha traz proteção. 

Flor Batom 

É uma planta tropical que aparece no verão e é famosa por suas folhas avermelhadas. Suas folhas ficam caindo do vaso e dão um efeito lindo. O ideal é deixá-la em locais mais iluminados. 

Lança-de-são-jorge

É conhecida também como rabo-de-lagarto e língua-de-sogra, é uma planta herbácea que necessita de pouca água e se dá muito bem em locais internos. Vale lembrar que é uma planta tóxica e não deve ser ingerida de maneira alguma, principalmente pelos pets!

Colar-de-pérolas 

É nativa dos desertos africanos. O próprio nome já revela um pouco da sua beleza, a plantinha possui em suas folhas diversas “pérolas” verdes, o que a deixa muito charmosa e é ótima para usar na ornamentação. A planta se dá muito bem em temperaturas mais baixas, mas sua beleza é mais bem aproveitada quando está no sol. 

Véu-de-noiva

Essa é uma das melhores opções para decorar seu jardim vertical. Essa planta cresce e transborda do vaso dando um efeito de caimento, o que deixa a ornamentação muito charmosa e romântica. É uma planta delicada com folhas finas que dá um ar de conforto ao ambiente. 

Agora que você já sabe escolher as plantas para jardim vertical meia sombra e quais espécies podem ser usadas para dar um toque especial nesse ambiente, que tal montar o seu próprio jardim vertical? 

Entre em contato com a Ecotelhado e conheça nossas soluções em sistemas de jardins verticais!