jardim-de-inverno-vertical

Como fazer um belo jardim de inverno vertical

Publicado

Na hora de aplicar o verde na decoração da sua casa, umas das técnicas mais inovadoras é utilizar um jardim de inverno vertical, também conhecido como parede verde. 

Essa técnica é perfeita para quem não tem muito espaço exterior ou para quem quer trazer o verde, através de um design biofílico, para dentro de casa. 

O Jardim Vertical Mamute da Ecotelhado pode ser instalado em locais externos ou internos, em qualquer época do ano. 

Continue a leitura e saiba como fazer um jardim de inverno vertical!

Dicas para construir um jardim de inverno vertical

A dica mais valiosa para a implementação de um jardim de inverno vertical é a escolha de módulos jardineiras com boa reserva de água e de plantas que se adaptem ao ambiente e aos módulos. 

Na hora de selecionar as plantas, é importante levar em conta a luminosidade do local onde o jardim vertical será aplicado, ficar atento quanto a quantidade de água que as plantas irão receber e verificar a temperatura do ambiente.

Plantas ideais para jardim de inverno vertical externo

É importante levar em consideração a variação térmica e as chuvas no período de inverno. Confira algumas plantas que se adaptam bem em locais com baixa luminosidade e temperaturas frias!

Camélia: 

A camélia é uma planta que se adapta bem ao frio e que floresce no inverno. É conhecida como a flor da fidelidade e pode ser uma ótima opção para trazer cor e vida para o seu jardim.

Azaléia: 

Diferente de muitas outras plantas, ela floresce somente nos meses de inverno. Se adapta muito bem em temperaturas baixas e locais com pouca luminosidade, sendo perfeita para o seu jardim vertical. Na hora de escolher uma parede para o plantio, no caso da azaléia, prefira locais com pouca chuva, pois ela poderá morrer facilmente se absorver muita água.

Jibóia: 

É uma planta extremamente adaptável ao seu espaço de plantio, podendo crescer  e criar uma cortina verde belíssima. Ela também se adapta bem ao inverno, mas em épocas muito frias a frequência de regas pode ser diminuída. 

Plantas ideais para jardim de inverno interno

Confira algumas plantas que se adaptam bem em ambientes internos!

Samambaia:

É uma planta que se adapta bem em ambientes internos e temperaturas um pouco mais baixas. Não necessita de muita luminosidade para a sua sobrevivência, o que faz dela uma ótima opção para o seu jardim vertical. Mas, lembre-se que essa planta deve ser protegida do vento em épocas com maior incidência do mesmo. 

Peperômia: 

Essa planta, assim como a samambaia, também é pendente e perfeita para criar uma cobertura em seu jardim vertical. Ela não deve ficar exposta ao sol e não lida muito bem com o calor, sendo perfeita para uma temperatura interna ambiente. 

Véu de noiva: 

É uma planta da sombra, perfeita para espaços mais frescos, que se adapta bem tanto em ambientes internos quanto externos. O véu de noiva se destaca por suas pequenas flores brancas que florescem o ano todo. 

O inverno está chegando! Já pensou em ter o seu próprio jardim de inverno vertical e deixar o seu lar ainda mais aconchegante e bonito? Entre em contato com a Ecotelhado!

Aqui você encontra diversas soluções em Sistemas de Arquitetura Verde, Jardim Vertical, Telhado Verde e Horta Vertical Urbana! Explore nosso blog, a loja online e torne seus ambientes mais sustentáveis!