parede-de-samambaia

Como fazer uma parede de samambaia em diferentes ambientes

Publicado

Você sabia que a samambaia é uma das plantas mais usadas em jardins verticais? Além disso, já ouviu falar em parede de samambaia?

A escolha da planta que irá compor um jardim vertical ou parede verde é uma etapa super importante.

Afinal, ela precisa atender o ideal estético da construção e se adaptar ao ambiente. Fatores como luminosidade e umidade do ar também podem influenciar nessa escolha.

Se você busca por uma arquitetura sustentável em seu ambiente, o jardim vertical é uma ótima opção, além de ser uma tendência de design biofílico, que visa criar uma interação com a natureza em ambientes fechados e melhorar a qualidade de vida. 

Descubra a seguir, os benefícios de construir uma parede de samambaia em diferentes ambientes!

Parede de samambaia: conheça a planta 

Existem dois tipos de samambaias naturais que podem ser utilizadas em jardins verticais, a Samambaia Americana e a Samambaia Paulista.

A primeira, em questão de luminosidade, se adapta bem em espaços com sombra. Já a segunda, se adapta tanto em sombra quanto em meia sombra.

Ambas as plantas têm em suas características a folhagem pequena com caules longos e preenchem bem todo o espaço de uma parede verde.

Além do seu valor estético, a parede de samambaia também apresenta um excelente custo-benefício, pois é uma planta barata e de fácil manutenção.

Como construir uma parede de samambaia

Para construir uma parede de samambaia é importante seguir alguns passos.

Primeiro, escolha uma parede que receba a luminosidade adequada para uma samambaia, sem incidência direta de luz do sol. 

Em seguida, escolha o modelo de estrutura para sua parede de samambaia que melhor atenda a sua expectativa estética e também seja adequado ao tamanho do seu espaço. 

Para uma modalidade de jardim externo, a Ecotelhado dispõe de dois sistemas, o Brise Vegetal e Jardim Vertical Mamute. Já para um jardim interno, a melhor opção de sistema da Ecotelhado é o Jardim Vertical Mamute como painel artístico.

Após a escolha da solução a ser utilizada, pense em um sistema de irrigação para as samambaias. Ele pode ser feita de forma manual ou automática, através da instalação de “timer” com pilha ou elétrico com solenóides.

Também é importante prever o esgotamento da água através de uma calha, também oferecida pela Ecotelhado.

É importante lembrar que as samambaias precisam de regas frequentes, pois tendem a se adaptar melhor em locais úmidos e quentes.

Uma vez que a instalação do jardim vertical foi executada com sucesso, é hora de plantar as samambaias de acordo com o sistema de plantio escolhido.

Nesse momento, é importante se informar sobre o melhor adubo para o crescimento saudável da planta e outros cuidados necessários para sua parede de samambaia.

Na Ecotelhado você encontra diversas soluções em Sistemas de Arquitetura Verde, Jardim Vertical, Telhado Verde e Horta Vertical Urbana! Explore nosso blog, a loja online e torne seus ambientes mais sustentáveis!