como-plantar-coentro

Como plantar coentro e cultivá-lo em uma horta vertical?

Publicado

Que tal dedicar um cantinho da sua casa para o cultivo de plantas e ervas aromáticas?  

Essa é uma ótima forma de aumentar o seu contato com a natureza e também conferir uma decoração sustentável ao seu lar.

Ervas pequenas e aromáticas, como o coentro, são saudáveis e ideais para cultivos domésticos. Sem contar no fato do coentro poder ser utilizado na cozinha como um delicioso e cheiroso tempero.

Continue a leitura do post e descubra como plantar coentro em uma horta vertical!

Saiba como plantar coentro em sua casa

Se você que saber como plantar coentro em casa, a dica primordial é preparar bem o solo. 

Nesse sentido, utilizar adubos orgânicos e estabelecer regas diárias é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da erva, a qual se adapta bem em solos úmidos.

Após preparar bem o solo é hora de plantar as sementes de coentro, as quais devem ser plantadas com até 2 cm de profundidade e com uma distância considerável entre suas linhas de plantio. 

Lembre-se que o coentro desenvolve raízes longas e considerar isso no planejamento de sua horta vertical é fundamental para a saúde de seus temperos.

É importante estabelecer a distância entre o plantio das sementes de acordo com o espaço disponível em sua horta caseira. 

Além disso, vale destacar que o coentro deve ser cultivado individualmente, o ideal é não misturá-lo com outros temperos, pois eles podem roubar os nutrientes necessários para o seu crescimento.

No caso de uma horta vertical, por exemplo, você pode optar por criar 1 linha de plantio em cada andar, variando a quantidade de sementes conforme a largura de sua horta vertical.

Outra dica importante é construir a sua horta vertical em uma parede que receba uma boa iluminação solar, de preferência ao amanhecer ou anoitecer, não o dia todo.

Retirar as ervas daninhas com ferramentas ou mesmo com as próprias mãos e atentar-se quanto aos insetos que pousam em sua horta vertical são atitudes indispensável para o bom desenvolvimento de uma plantação de temperos e plantas.

A colheita das folhas do coentro pode ser iniciada um mês após a germinação de suas sementes!

Como construir uma horta vertical?

Afinal, como plantar coentro em diferentes espaços? 

É possível ter uma horta em apartamento pequeno ou em casas espaçosas, basta criar um projeto que seja adequado às suas limitações de espaço, que receba uma boa luz solar e ofereça um espaço bom para suas plantinhas e ervas se desenvolverem de forma saudável.

Mas, se você ficar com dúvidas em relação a execução de um projeto de horta vertical, entre em contato com uma especializada na área, como a Ecotelhado, a qual poderá sugerir os sistemas e soluções ideais para suas demandas!

Outro ponto positivo de cultivar temperos orgânicos é o fato de que você estará aplicando sustentabilidade em casa, podendo ainda comercializá-los aos seus amigos e familiares, incentivando assim o consumo consciente em sociedade.

Sem contar que ao cuidar de sua horta, você provavelmente irá sentir-se mais leve, relaxado e desconectado do ambiente urbano.

Que tal fazer uma reforma ecológica em sua residência e iniciar o plantio de coentro? Além de ser um ótimo tempero, ele também oferece muitos benefícios para a saúde!

Na Ecotelhado você encontra diversas soluções em Sistemas de Arquitetura Verde, Jardim Vertical, Telhado Verde e Horta Vertical Urbana! Explore nosso blog, a loja online e torne seus ambientes mais sustentáveis!