como-reciclar-o-lixo-domestico

Como reciclar o lixo doméstico? Veja 4 dicas da Ecotelhado

Publicado

A reciclagem é fundamental para a sociedade, pois além de reduzir a quantidade de resíduos, diminui também a procura por novas matérias-primas. Por isso, é muito importante saber como reciclar o lixo doméstico e as formas de realizar o descarte correto de cada tipo de lixo. 

Afinal, cada produto precisa de um descarte específico e não basta somente separar o lixo seco do orgânico, também é preciso embalar o lixo de forma correta e aprender dicas de reciclagem e reutilização!

Além de aliviar o trabalho das unidades de triagem e aterros sanitários da cidade, a reciclagem também ajuda na economia de recursos naturais e na geração de renda para os catadores de lixo. Essa atividade reduz o impacto dos seres humanos no meio ambiente, que sofre diariamente com o descarte incorreto de lixo. 

Confira a seguir, 4 dicas de como reciclar o lixo doméstico!

Como reciclar o lixo doméstico de forma consciente

1 – Reaproveite o lixo orgânico

Tenha um lixo somente para o descarte de restos de alimentos, que podem ser utilizados posteriormente como adubo para horta ou jardim. Reserve outro destino para as cascas de frutas e vegetais, que podem ser reutilizadas em receitas de bolos, massas e doces ou até mesmo para um cultivo de compostagem caseira.

2 – Reaproveite os lixos secos

Papéis, papelões, alumínios, vidros e plásticos são exemplos de materiais que podem ser reciclados. Esses resíduos recicláveis devem ser limpos, secos e separados em lixeiras específicas, de acordo com o tipo de material.

Muitos deles podem ser reutilizados em casa como decoração ou até mesmo utilidades domésticas, como as garrafas de vidro. Se a sua cidade não possui, por exemplo, um local especial para o descarte de vidros, procure as cooperativas mais próximas de sua residência e faça o descarte correto.

3 – Tenha cuidado na hora de descartar os lixos recicláveis

Uma das dúvidas de como reciclar o lixo doméstico é referente ao tipo de embalagem para descartar os materiais. É importante sempre se preocupar com a embalagem na qual o descarte será feito.

Lixos recicláveis não devem ser descartados em sacolas biodegradáveis, pois a degradação desse material pode contaminar ou interferir com o processo de reciclagem do resíduo descartado.

Nesse caso, é ideal utilizar sacolas recicláveis. Caso a cooperativa retire o material em sua casa, ou você tenha que levar os lixos até o local final de descarte, utilize sacolas ou caixas retornáveis.

4 – Descarte o lixo eletrônico apenas em pontos específicos de coleta

O descarte mais complicado é o de lixo eletrônico, pois a composição dos aparelhos e equipamentos elétricos é altamente tóxica. Esses produtos químicos são perigosos para o meio ambiente e também para a saúde do ser humano.

Diversas universidades e escolas contam com pontos de coleta voltados especificamente para lixos eletrônicos. Essa informação pode ser encontrada nos sites das instituições da sua cidade ou até mesmo nas prefeituras locais.

Agora que você ficou por dentro das dicas da Ecotelhado sobre como reciclar o lixo doméstico, que tal aplicá-las e promover sustentabilidade em casa

Somos uma empresa especialista em sistemas para arquitetura sustentável e apoiamos as iniciativas que almejam a preservação do meio ambiente!
Entre em contato e saiba mais sobre nossas soluções!