parede-verde-natural

Como ter uma parede verde natural duradoura? Confira 5 dicas da Ecotelhado

Publicado

Você sabe como cuidar da sua parede verde natural? Depois da instalação, alguns cuidados básicos são fundamentais para ter uma parede verde duradoura.

Ter uma parede verde em casa ou no escritório, além de deixar o ambiente lindo, traz diversos benefícios para a casa e para a saúde das pessoas e animais que ali habitam. 

Clique no link a seguir para conferir os benefícios de uma sala com parede verde.

Para que esses benefícios sejam usufruídos por muito tempo, a manutenção correta da vegetação é fundamental para a saúde das plantas.

Siga a leitura e descubra como ter uma parede verde duradoura.

5 dicas sobre como ter uma parede verde duradoura

1) Mantenha uma periodicidade na irrigação

Idealmente as paredes verdes são montadas com plantas que têm necessidades similares de irrigação e iluminação. Para facilitar na irrigação, as floreiras do sistema Mamute possuem um reservatório na parte inferior do módulo, exclusivo da Ecotelhado, e dispõem de aberturas na parte inferior do vaso, por onde a água excedente escorre para as outras floreiras da coluna.

Dependendo da vegetação escolhida, a irrigação deve ser feita a cada dois ou mais dias, dependendo da sua posição solar e de cada estação do ano. Ao manter a periodicidade correta da irrigação, as plantas da sua parede verde durarão muito mais.

2) Adicione adubo ou fertilizante

Para que a vegetação da sua parede verde natural cresça de forma ainda mais saudável, adicione uma porção de adubo ou fertilizante, preferencialmente naturais, na terra de cada floreira. Confira no link a seguir como fazer compostagem doméstica, um ótimo adubo natural para as plantas.

Você pode adicionar adubo ou fertilizante nas plantas a cada dois ou três meses, em média. Para facilitar, utilize uma colher grande para colocar o material no local correto. Além do adubo ou fertilizante, você também pode adicionar substrato para jardim na terra para potencializar o crescimento da vegetação.

3) Garanta a incidência de iluminação adequada para o tipo de vegetação

Enquanto algumas plantas sobrevivem melhor em locais mais úmidos e com luz indireta, outras plantas sobrevivem melhor em locais com bastante incidência de luz solar. Na hora de instalar a sua parede verde, garanta que as necessidades de suas plantas sejam atendidas.

Se a sua parede verde for instalada em ambientes internos de casas, apartamentos ou escritórios, garanta que o local tenha a incidência de iluminação adequada para sua sobrevivência. De vez em quando, abra as cortinas e janelas para que o local se mantenha arejado.

4) Faça podas regulares na vegetação da parede verde natural

Para manter uma vegetação linda na sua parede verde, preste atenção na saúde das folhas. Faça podas sempre que identificar folhas muito amarelas ou doentes, pois elas diminuem a força da planta e atrapalham o fluxo do crescimento.

Com uma tesoura comum ou de jardinagem, revise a saúde das plantas com determinada frequência, garantindo que fiquem apenas as folhas saudáveis. Não tenha medo de cortar as plantas doentes ou amareladas, pois assim a vegetação crescerá de forma muito mais bela e saudável.

5) Dê atenção e cuide com carinho das plantas do seu jardim vertical natural

Assim como nós, as plantas são seres vivos que precisam de cuidado. A vegetação se manterá tão linda quanto você cuidar e der atenção à ela. Garanta que as necessidades de luz, água, poda e nutrientes sejam supridas, certificando que a planta esteja crescendo de maneira saudável.

Agora que você sabe como ter uma parede verde natural duradoura, coloque essas dicas em prática e usufrua dos diversos benefícios que ela traz. 

Além da instalação, a Ecotelhado também oferece serviços de manutenção mensal para manter a sua parede verde bela e saudável. O sistema Mamute conta com irrigação periódica através de um timer, que é regulado de acordo com a necessidade da vegetação. 

Faça já o seu orçamento.

Na Ecotelhado você encontra diversas soluções para Jardins Verticais, sistemas de Telhado Verde, Piscinas Naturais, Ecopavimento e Arquitetura Verde e Biofílica. Explore nosso site e entre em contato para maiores informações sobre os nossos sistemas.