projetos-de-casas-sustentaveis

Como trabalhar em projetos de casas sustentáveis? Saiba mais

Publicado

Os projetos de casas sustentáveis conferem mais eficiência, economia e preservam a natureza. Três fatores que são importantíssimos na sociedade atual em que vivemos.

Outro ponto positivo desse tipo de projeto é a questão da inovação em infraestrutura e a valorização do imóvel, sem contar na beleza e tranquilidade que uma casa sustentável pode oferecer.

Continue a leitura do post e saiba mais!

O que não pode faltar em projetos casas sustentáveis?

Em termos de arquitetura, os projetos de casas sustentáveis priorizam o verde e o uso de materiais construtivos biodegradáveis, com a intenção de preservar o planeta e também desconectar as pessoas da poluição e dos tons cinzas das grandes cidades. 

Redução do uso de concreto, uso de pavimento permeável drenante e soluções inteligentes na reciclagem de lixo são algumas soluções que, comumente, são utilizadas em projetos de arquitetura verde e bioconstrução

Nesse sentido, alguns cuidados são indispensáveis no planejamento e na construção de casas sustentáveis, veja:

Localização

O ideal é que os projetos de casas sustentáveis sejam construídos em locais estratégicos. Ou seja, é ideal que o terreno tenha fácil acesso às paradas de transporte público e seja próximo dos serviços essenciais, evitando que você precise usar o carro com muita frequência. Lembrando que a ideia de uma casa sustentável também inclui hábitos de vida mais saudáveis.

Uso de fontes de energia renováveis

Cada vez mais, arquitetos e engenheiros estão implementando e incentivando o uso de sistemas que utilizam apenas recursos naturais como fonte de energia elétrica ou hidráulica. Sendo assim, em projetos de casas sustentáveis é recomendada a instalação de sistema fotovoltaico, a inclusão de janelas grandes que confiram maior luminosidade natural aos cômodos e sistemas de reaproveitamento e captação da água da chuva, como cisternas, reservatórios de detenção de água pluvial e telhados verdes.

Conforto térmico e acústico

Uma ótima solução de cobertura que confere conforto térmico e acústico às residências é o telhado verde. Uma tendência sustentável e super eficiente que vem sendo acrescida cada vez mais em projetos de casas sustentáveis. Além de conferir um design moderno para as residências, o telhado verde também proporciona bem-estar aos ambientes internos e retêm a água da chuva, minimizando possíveis enchentes.

Mão de obra qualificada

Projetos sustentáveis ainda não são tão populares no Brasil e, se não forem bem executados, podem não oferecer o resultado estimado aos investidores e também à natureza. Nesse sentido, é ideal contar com uma empresa qualificada e atualizada na área de bioconstrução, a fim de evitar manutenções frequentes, garantir o bom desempenho dos sistemas e conferir uma maior vida útil para sua residência.

Na Ecotelhado você encontra diversas soluções em Sistemas de Arquitetura Verde, Jardim Vertical, Telhado Verde e Horta Vertical Urbana! Explore nosso blog, a loja online e torne seus ambientes mais sustentáveis!