Confira 3 dicas para cultivar horta em apartamento

Publicado

Começar uma horta em apartamento pode trazer muitas dúvidas, que vão desde o que plantar até os cuidados necessários para a manutenção da hortinha caseira.

Por isso, no artigo de hoje, demonstramos os benefícios do cultivo de hortas em apartamentos e também trazemos dicas práticas para que você possa montar a sua.

Continue a leitura e confira!

Foto por Giulia Bertelli no Unsplash

Horta em apartamento: saiba quais são os seus benefícios e como cultivar a sua

Já pensou em ter temperos e hortaliças fresquinhas à sua disposição?

Para quem vive em apartamento, espaço não é desculpa para não cultivar uma horta. Com empenho e as ferramentas certas, é possível ter diversos produtos frescos sempre à mão, trazendo mais vida e frescor para o dia a dia.

Além de possibilitar uma alimentação orgânica e mais fresca aos cultivadores, as hortas em apartamento trazem benefícios. Entre eles estão: a melhora da qualidade e da umidade do ar – diminuindo os efeitos da emissão de carbono e atenuando a poluição – e seu valor ornamental, pois decoram o ambiente e aumentam o convívio com a natureza, o que alivia tensões.

Ter uma horta em apartamento pode ser mais fácil do que se imagina. Através das hortas verticais, por exemplo, você consegue ter diversas variedades de plantas ocupando um espaço mínimo na varanda ou na sacada de seu apartamento.

Você pode construir a sua ou então adquirir um modelo pronto de jardim vertical – nós recomendamos a segunda opção, pois ela já é pronta para o plantio e todo o sistema de drenagem já é entregue finalizado ao consumidor.

Depois de escolher o seu modelo de jardim, esteja atento à terra que será utilizada em sua horta. Misture algum substrato comercial com o preparado. Após a preparação da terra, coloque as sementes ou faça o “transplante” das mudas para os vasinhos. Depois disso, basta seguir as recomendações em relação ao período de regas.

Foto por Curro Mali no Unsplash

3 dicas para você criar uma horta em seu apartamento

Veja, a seguir, três dicas práticas para montar uma horta em apartamento:

1) Iluminação é essencial

É muito importante que o local escolhido para cultivar a sua horta possua iluminação direta. Por isso, opte pelo cômodo que receba luz solar direta, por pelo menos 4 horas diárias. Você pode aproveitar alguma parede da sacada ou, até mesmo, uma janela que seja mais ensolarada.

2) Temperos e folhas

Para pequenas áreas de plantio é interessante apostar no cultivo de temperos e ervas aromáticas. Por isso, plante temperos como manjericão, cebolinha, alecrim, salsinha, hortelã, pimentas, dill e orégano. Folhas como a alface e a rúcula também são muito bem-vindas em hortas de apartamento verticais.

3) Vitaminas e fertilizantes

A utilização de vitaminas e fertilizantes é muito importante para manter em dia a saúde da horta de seu apartamento. Esses produtos complementam e repõem os nutrientes que as plantas de seu jardim estão necessitando e retiram do solo.

Para conhecer os produtos disponíveis para hortas em apartamento, acesse o site da Loja do Verde!

Então, esclareceu as suas dúvidas sobre o cultivo de hortas em apartamento? Aproveite para compartilhar este artigo nas redes sociais.