Confira 4 opções em sistemas de reaproveitamento de água da chuva

Publicado

Conhecer e utilizar sistemas de reaproveitamento de água da chuva é uma atitude que se torna cada vez mais relevante, tendo em vista que diversos estudos apontam para a falta de água potável nos próximos anos.

No artigo de hoje, trouxemos exemplos de 4 sistemas de reaproveitamento de água que estão sendo utilizados. Siga a leitura!

4 opções em sistemas de reaproveitamento de água da chuva

Até 2025, cerca de 2,7 bilhões de pessoas podem ficar sem acesso ao consumo de água no mundo. Em matéria, o portal BBC trouxe o pronunciamento da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmando que se o consumo do planeta continuar nos níveis atuais, bilhões de pessoas podem sofrer com a falta de água.

Tendo essa informação em vista, cabe ressaltar a importância de contar com sistemas de reaproveitamento de água da chuva. Pensando nisso, trouxemos 4 opções disponibilizadas pela Ecotelhado:

1. Pavimentos

O Ecopavimento é um piso que, instalado sobre uma superfície permeável, permite a passagem da água e do ar evitando o acúmulo de água na superfície. Suas principais vantagens são:

  • Auxílio na prevenção de enchentes;
  • Redução das ilhas de calor;
  • Recarga dos aquíferos subterrâneos;
  • Mantém as vazões dos cursos de água nas épocas de seca;
  • Controla a poluição do pluvial;
  • Aumenta a filtragem e o tratamento da água da chuva com retenção de sólidos em suspensão.

2. Ecotelhados

O telhado verde é um sistema que integra todas as vantagens de um jardim suspenso, com a captação de água da chuva, o tratamento de efluentes (esgoto sanitário), a captação da energia solar e muitos outros benefícios.

Enquanto os sistemas convencionais usam grandes camadas de terra ou substrato, o Ecotelhado foca na armazenagem da água da chuva e na reciclagem de águas cinzas ou negras do próprio prédio. Por isso, pode ser classificado como um sistema semi-hidropônico.

3. Ecodreno

O Ecodreno é um sistema de retenção, drenagem e infiltração de água da chuva. Funciona como uma cisterna modulada subterrânea, deixando espaço livre para trânsito. A água armazenada pode ser usada uso na irrigação de plantas, na descarga de sanitários ou como infiltração para recarga de aquíferos.

Entre os seus principais benefícios, podemos destacar a diminuição do gasto de água de abastecimento, pois armazena chuva em cisternas ou reservatórios. Além disso, é fácil de ser instalado sob jardins, estacionamentos ou pavimentos permeáveis.

4. Jardins de Chuva com Membrana Permeável

Esse sistema é utilizado para aumentar a capacidade de infiltração da água da chuva, servindo como um reservatório de amortecimento. Ele diminui a chance de enchentes, porque retém essa água da chuva até o momento em que ela possa possa infiltrar-se novamente no solo. O sistema tem uma membrana permeável que o envolve, permitindo a entrada da água da chuva e evitando a entrada de sólidos no reservatório.