arquitetura-vernacular

Conheça a arquitetura vernacular e como aplicá-la em projetos

Publicado

Você já ouviu falar em arquitetura vernacular?

Trata-se de um tipo de arquitetura que utiliza recursos naturais e prioriza a preservação de materiais e técnicas de construções milenares, considerando a singularidade geográfica e cultural de cada obra e o estilo de abrigo criado por cada povo. 

Continue a leitura do post e saiba mais!

O que é arquitetura vernacular? 

O termo pode ser relacionado com a arquitetura verde, pois busca reduzir os impactos negativos que as construções causam à natureza e a criação de um ambiente que ofereça um bom isolamento térmico e acústico. 

Os “Bangalôs de Chicago” são ótimos exemplos de arquitetura vernacular, pois possuem características arquitetônicas legítimas, como os arcos. As residências desse conjunto habitacional familiar possuem o mesmo estilo de construção e janelas de vidro com estilo artístico. 

No Brasil, um exemplo de arquitetura vernacular são as “Ocas do Xingu”, as quais são sistemas construtivos indígenas.

Atualmente, muitos arquitetos estudam sobre arquitetura vernacular e formas de implementar esse conceito nas obras contemporâneas, visando a redução de gastos com energia e o conforto interno dos ambientes. 

Além disso, a preservação desse tipo de arquitetura é primordial para que as futuras gerações também possam conhecer e compreender as diferenças culturais que compõem a história da arquitetura.

Como adaptar uma construção contemporânea ao estilo de arquitetura vernacular?

O segredo está em saber empregar elementos simples e naturais que possam resultar em conforto e bem-estar para aqueles que irão conviver dentro dessas edificações.

Nesse sentido, a Ecotelhado oferece alguns sistemas que conferem um impacto positivo ao meio ambiente e visam uma melhor qualidade de vida para quem reside ou trabalha em diferentes estilos de construções. 

Confira abaixo algumas opções:

Telhado verde

É uma das alternativas mais utilizadas em projetos que visam sustentabilidade. Além de promover a captação da água da chuva e energia solar, o telhado verde também funciona como um isolante térmico e absorve 30% da água da chuva, reduzindo a chance de enchentes nas cidades. 

Ademais, esse sistema também é uma excelente forma de como diminuir a poluição do ar e conferir conforto térmico para o interior de casas ou empresas.

Muro vegetado com Barreira Acústica Natural

Além de valorizar as áreas externas, esse sistema também é uma ótima alternativa para dividir ambientes e aumentar a privacidade de construções residenciais ou corporativas. 

É uma cerca viva autoportante de montagem rápida e baixa manutenção. 

Sem contar que esse sistema de Ecobarreira Acústica não afeta a estética do imóvel e ainda integra design biofílico, vegetação e tecnologia para diferentes tipos de construção.
Na Ecotelhado você encontra diversas soluções em Sistemas de Arquitetura Verde, Jardim Vertical, Telhado Verde e Horta Vertical Urbana! Explore nosso blog, a loja online e torne seus ambientes mais sustentáveis!