Unisinos RS

Ecopavimento para amenizar enchentes no RJ

Publicado

Os noticiários, nos últimos dias, são unânimes em suas manchetes: os estragos causados pelas chuvas no Rio de Janeiro. Desde a última terça-feira, 06 de abril, o Estado carioca vem sofrendo devido ao grande volume e intensidade de chuva que atinge principalmente a capital e alguns municípios metropolitanos, como é o caso de Niterói.

De acordo com dados da Defesa Civil do RJ, foi a pior temporada de chuvas em 44 anos, com pelo menos 133 mortes registradas até o final da tarde desta quarta-feira, 07 de abril. Ao total, são mais de 11 mil desabrigados.

Depois de nos depararmos com esta realidade, nós trazemos neste post uma alternativa para amenizar o impacto das cheias . É o Ecopavimento.

O Ecopavimento é um dos nossos produtos. E: muitos são os benefícios ambientais deste sistema. Ele atua na prevenção das enchentes, ao deixar a água das chuvas infiltrar em sua estrutura, diferente do que ocorre nos asfaltos. Também ajuda na redução das ilhas de calor, recarga dos aquíferos subterrâneos, remediação da poluição do pluvial e manutenção das vazões dos cursos d’água nas épocas de seca.

Este tipo de pavimento logo será uma realidade em todas as grandes cidades. Além de embelezar os ambientes urbanos, é uma iniciativa importante na diminuição do impacto das enchentes – acredita o engenheiro agrônomo João Manuel Feijó.

Pioneiro no Brasil, o custo do produto é compatível com os pavimentos tradicionais. O mesmo pode ser adquirido em todo o território nacional através dos representantes da Ecotelhado.

Aqui, você confere como é fácil a montagem do Ecopavimento.

Em menos de 24 horas, a chuva que caiu no Rio de Janeiro poderia encher 300 mil piscinas olímpicas, de acordo com esse especialista, que concedeu uma entrevista ao Jornal Hoje, da Rede Globo, nesta terça.

Abaixo, você confere como estava a situação do Estado até a tarde da última quarta-feira, 07 de abril: