Unisinos RS

Ecotelhado comemora parceria universitária

Publicado

Nós da Ecotelhado – especialistas em infraestrutura urbana – comemoramos o sucesso do Universitário Verde. Em apenas um mês de existência, o projeto já conquistou duas importantes parcerias: a Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade de Passo Fundo. A iniciativa visa aproximar os estudantes de ações sustentáveis.

Na UFSM, foi instalado um telhado verde de 6,5 metros quadrados. O sistema servirá como mote de estudo para o curso de Engenharia Florestal, que irá testar as plantas mais resistentes às condições climáticas do município de Santa Maria aplicadas ao Ecotelhado. A pesquisa também se destina ao melhor aproveitamento de águas pluviais no campus. Já a aproximação com a UPF ocorreu na Biologia. Uma estudante desta graduação passou a frequentar a empresa quinzenalmente. O objetivo da universitária é estudar todas as espécies de vegetação usadas em estruturas ecológicas, bem como relatar qual a mais indicada para aplicação em construções do Rio Grande do Sul.

O projeto Universitário Verde –  focado em graduandos dos cursos de engenharia, ecologia, biologia, arquitetura e agronomia –  tem o apoio da Associação Telhado Verde Brasil (ATV). Através da entidade, os estudantes têm contato com estudos que relatam os impactos de sistemas sustentáveis em áreas urbanas, além das leis brasileiras de apoio e fomento à estrutura verde.

Fundada em 2005, a Ecotelhado é referência na criação de sistemas sustentáveis no Brasil. Nosso principal produto, o telhado verde, já está presente em mais de 250 empreendimentos, inclusive no Exterior, resultando num total de aproximadamente 45 mil m². Com sede em Porto Alegre, temos representantes em todos os estados brasileiros. Mais informações em www.ecotelhado.com.br.