Unisinos RS

Edifício inovador com telhado verde é construído na Califórnia

Publicado

Um projeto misto de habitação, que mais parece uma obra de arte. Esse é o Edifício Cherokee, construído há alguns meses na Califórnia, EUA. Ele é inspirado na série de pinturas do artista britânico Patrick Hughes, chamada Perspectivity, cujas obras parecem estar constantemente em mutação. Só depende do ângulo que se olha.

O mais bacana é que o projeto possui diversas técnicas de arquitetura sustentável como, por exemplo, o telhado verde.

No Cherokee, a característica arquitetônica principal do projeto é o sistema duplo de fachada, que permite ao ocupante ajustar, à vontade, as telas operáveis da fachada de edifício, praticamente redesenhada em tempo real a partir do interior.

As telas também realçam a vista e promovem um ambiente urbano vivo. Rompendo visualmente a fachada em pequenos elementos móveis articulados, o edifício parece mover-se com os carros e as pessoas na rua. Realmente, torna-se uma tela viva a ser pintada diariamente e por várias vezes.

O Cherokee é o primeiro edifício com certificação LEED Platina em Hollywood e é o primeiro LEED Platina multi familiar no sul Califórnia.

Os principais pontos de sustentabilidade do projeto:

>> O Cherokee é 40 % mais eficiente energeticamente do que o Califórnia Title 24, o código de energia mais exigente dos Estados Unidos.

>> As estratégias solar passivas e a própria orientação do edifício, com a utilização do pátio central entre as duas estruturas residenciais, usufruem da luz natural e do sombreamento, permitindo às brisas prevalecentes passar totalmente pelas unidades da ventilação natural.

>> O Teto Verde (ou telhado verde) fornece a vegetação necessária aos ocupantes, aumentando o isolamento do edifício, proporcionando ar mais puro e reduzindo o fluxo da água de chuva.

>> A conservação de água é realizada com banheiros de controles duplos, tubulações eficientes, para circulação de água quente e ajardinamento resistente a períodos de seca. A água pluvial é reunida em uma bacia de retenção subterrânea.

>> Um sistema fotovoltaico de 30 quilowatts de potência fornece as cargas elétricas para as áreas comuns e aproximadamente 11.5 % do aquecimento de água quente demandada pelo edifício.