Unisinos RS

Em Nova Iorque, Telhados Verdes apresentam fungos

Publicado

Ao contrário do que muita gente pensa, essa não é uma notícia ruim! Foi detectada por especialistas uma grande quantidade de colônias de fungos nos telhados verdes de cinco bairros da cidade de Nova Iorque. Esses telhados abrigam uma comunidade de fungos diversificada, com características benéficas de sobreviver em habitats poluídos e perturbados.

fungos

Os fungos se alimentam de matéria orgânica em decomposição e são famosos por terem extrema importância na indústria farmacêutica, na produção de antibióticos como a penicilina, descoberta por Alexander Fleming em 1929, que é amplamente utilizada na atualidade.

Em Nova Iorque, os pesquisadores fizeram testes do solo de 10 telhados verdes. Essas amostragens foram comparadas com as amostragens encontradas em cinco parques da cidade. Entre os parques está o Central Park e o High Line e a conclusão foi que somente 54% dos fungos que estão presentes nos telhados verdes estão também presentes nos solos.

MICRORGANISMOS SALVAM VIDAS

O estudo sugere essencialmente que os fungos que vivem nos telhados verdes da grande metrópole tem a capacidade de proporcionar benefícios ecológicos que não são encontrados nos parques. Os solos dos parques mostraram uma grande produção de biomassa de micróbios nocivos à saúde. Detectaram também a presença elevada de metais pesados. Durante a comparação do solo dos telhados verdes com o solo dos parques ficou evidenciado que se alimentos fossem produzidos nesses dois diferentes locais, o produto final dos parques certamente seriam insalubres se ingeridos em grande quantidade.