Fábrica “Verde” da Matte Leão completa um ano

Publicado

Um ano de sustentabilidade, um ano de resultados positivos, tanto para o meio ambiente, quanto para a própria empresa.

Esse é o resumo do balanço do primeiro ano de funcionamento da Fábrica “Verde” da Leão Júnior (Matte Leão), em Fazenda Rio Grande, Curitiba, no Paraná. A empresa, que utiliza telhado verde (Ecotelhado), é a primeira da marca Coca-Cola que possui um modelo de planta sustentável na América Latina.

E os resultados já podem ser vistos na economia. O consumo mensal de água e energia foram reduzidos em 23 e 36%, respectivamente, no período. De acordo com Mauro Ribeiro, diretor de Relações Institucionais da SABB – Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil – é uma economia significativa. “Se pudéssemos dimensionar, a água seria o equivalente a um milhão de copos de chá Matte Leão de 300ml. E a energia, poderia iluminar 100 casas de quatro pessoas por um período de um mês“, conta ele ao site Portal Fator Brasil.

Engajada para incorporar uma atitude mais sustentável no cotidiano de seus colaboradores, a administração da fábrica adotou medidas de gestão com foco na redução da “pegada de carbono”.

Confira abaixo alguns dos diferenciais da Fábrica:

Telhado verde: aplicação de revestimento vegetal nos prédios sociais, refeitório, salas técnicas e portaria. Funciona como um isolante térmico natural e como purificador de ar.

Iluminação natural: uso de telhas translúcidas que garantem a iluminação natural das áreas de produção, inclusive dentro das salas de envase, reduzindo significativamente a demanda por energia para efeito de iluminação.

Utilização de energia renovável e auto gerada: uso de aquecedores solares para a água utilizada áreas de vestiários e laboratórios.

Coleta da água da chuva: captura da água de chuva no telhado do galpão industrial e armazenagem para reuso em descargas, limpezas de pátios e irrigações.

Arquitetura ecoeficiente: orientada para reduzir ao máximo os impactos no entorno do terreno para preservar os espaços entre os prédios e criar áreas verdes no perímetro, aumentando o bem-estar dos ocupantes.

Drenagem pluvial: Escoamento da água de chuva por meio de valas gramadas, o que permite sua absorção pelo solo já durante a sua condução.