piscina biológica 02

Lago e Piscina biológica: como funciona e quais são os benefícios

Publicado

Você já imaginou poder ter na sua casa uma piscina natural, livre de cloro e produtos químicos?

Embora o cloro seja eficiente para a limpeza da água, ele é prejudicial para o organismo e também para o meio ambiente.

A piscina biológica, também chamada de lago natural ou ecológico não utiliza cloro ou outros produtos químicos para o tratamento da água. É a opção ideal para quem busca sustentabilidade e que agrega ao design do ambiente.

Além disso, as piscinas naturais são ecossistemas artificiais com tratamento biológico. Mas será que elas são próprias para banho?

Ficou curioso? Continue a leitura e entenda como funciona e quais são os benefícios de uma piscina biológica.

Como funciona a piscina biológica?

As piscinas biológicas utilizam plantas aquáticas como substituição aos filtros e químicos usados tradicionalmente na limpeza da água. São piscinas que não necessitam de cloro, químicos, nem sistema de filtragem da água.

O lago biológico também funciona como tratamento de águas cinzas, oriunda de processos domésticos como lavar louça, roupa e tomar banho.

Normalmente, as plantas utilizadas para a limpeza são as macrófitas aquáticas, nenúfares, como Aguapé, Flor de Lótus, Ninféias e Salvinia auriculata. Porém, isso pode variar conforme o local e o clima da região onde será projetada a piscina.

Ainda assim, muitas pessoas ficam em dúvida se esse tipo de piscina é apenas decorativa ou é própria para banho. A boa notícia é que sim, você pode usufruir da estrutura em dias quentes para se refrescar.

O que acontece é que a piscina ecológica deve ser dividida em duas áreas: uma para a purificação biológica, utilizando o sistema vertical mamute, chamada área depuradora, e outra para o banho propriamente dito, chamada área balnear.

Exemplo de piscina biológica. Foto: Blog Sitio Prosperidade

A zona com as plantas é um verdadeiro jardim aquático, com plantas emersas nas margens e submersas nas partes mais fundas.

As plantas desempenham três funções em uma piscina natural: oxigenação da água, assimilação de nutrientes e sombreamento da superfície da água.

O projeto deve ser avaliado e realizado por empresas e profissionais competentes, com credibilidade.

Vantagens das piscinas ecológicas

Há muitos benefícios em relação às piscinas ecológicas. Confira algumas delas:

  • Não necessita de cloro ou outros produtos químicos;
  • Custos e tempo de manutenção são menores;
  • Ajuda a equilibrar o ecossistema;
  • Pode-se criar sistemas de iluminação e ambientação até mesmo de uma praia.

A Ecotelhado desenvolveu um sistema para a conversão de uma piscina convencional, com cloro, em uma piscina natural.

Além disso, você pode projetar a sua piscina biológica, até mesmo em um espaço pequeno e em zonas urbanas, desde que tenha profundidade suficiente.

O design do projeto é totalmente flexível e variado, podendo compor o aspecto de um lago com várias plantas. Cada proposta é única e você terá uma piscina praticamente exclusiva.
Então, que tal ter em casa uma piscina ecológica? Certamente é uma solução inteligente, sustentável e belíssima! Entre em contato com Ecotelhado para orçamentos.