Unisinos RS

Londres adota telhados ecológicos no centro da cidade

Publicado

A capital britânica está com um projeto para instalar seis telhados vivos no centro da cidade. Intitulado “Living Roofs for Wildlife“, a ação vai revitalizar a área e trazer a ideia de construção sustentável com a presença dos ecotelhados. O foco é proteger espécies de abelhas, borboletas, insetos e aves, que terão um resgate de seu habitat, além de promover todas as funcionalidades do telhado ecológico, como conforto térmico, drenagem e beleza estética.

Para recriar de maneira realista o ambiente das espécies, os ecotelhados serão compostos por flores silvestres, áreas arenosas e cascalho. Destes telhados, dois já foram instalados com sucesso, e chamaram a atenção do governo britânico para a importância da biodiversidade.

Os telhados vivos irão ajudar Londres a reduzir o consumo de energia e a prevenir o entupimento dos sistemas de esgoto, assim como os sistemas desenvolvidos por nós, da Ecotelhado.

Há dez anos disseminando a prática dos telhados verdes, o projeto “Living Roofs for Wildlife” tem como foco a construção para preservação de aves e insetos, com inserção de espaços verdes no meio urbano. A ação ainda mapeia quais e quantos animais estão habitando os telhados e quais os tipos de plantas são necessários para atrai-los.

Posts relacionados:

>>> Um novo mundo através das práticas sustentáveis

>>> Jardins suspensos em Londres

>>> A relação entre o telhado verde e as aves