Unisinos RS

Norman Foster cria novo projeto sustentável

Publicado

Nós falamos há algum tempo aqui no blog sobre o incrível arquiteto Norman Foster. Ele criou o projeto VietinBank Business Center, no Vietnã – um prédio trabalhado nos conceitos de arquitetura sustentável, que possui inclusive um telhado verde.

E, na última semana, começaram as obras de revitalização da área do Washington Convention Center, na capital dos EUA. O projeto, denominado CityCenter DC, é também de Norman Foster, que desenhou quatro novos prédios para a área de 40,4 mil m² antes ocupada por um grande edifício. As construções de dez pavimentos cada abrigarão hotéis, escritórios, apartamentos, restaurantes e lojas.

O mais bacana é que todo o projeto é ambientado na chamada arquitetura sustentável. A fachada dos edifícios residenciais será marcada por colunas de concreto e persianas horizontais deslizantes, enquanto os edifícios comerciais terão persianas de alumínio leve e um sistema de brises verticais feitos de alumínio e vidro blindado.

O projeto deve receber o certificado LEED Ouro, pois contará com telhado verde e sistema de reuso de água em todos os edifícios. Além disso, os apartamentos são orientados de acordo com o sol, para melhorar a temperatura interna.

De acordo com David Summerfield, diretor de projeto do escritório Foster + Partners, “o CityCenter DC é um dos mais significativos projetos de requalificação urbana em curso nos EUA. Nossa proposta partiu de estudos detalhados do clima e das ruas de Washington e, por isso, os novos edifícios deverão integrar-se com seu contexto urbano e histórico, criando um espaço singular“.