modelos de jardim vertical

Inspire-se em lindos modelos de jardim vertical

Publicado

Com tantos modelos de jardim vertical existentes, escolher a opção correta para o seu projeto pode ser uma tarefa complicada. Pensando nisso, o artigo de hoje trará diversas inspirações de ecoparedes criadas no Brasil e no mundo.

Continue a leitura e explore todas as ideias criativas!

Diferentes modelos de jardim vertical trazem benefícios os usuários

O jardim vertical (ou Ecoparede) é a denominação do revestimento de fachadas exteriores ou paredes interiores que integram a natureza à arquitetura de uma construção. O objetivo deste revestimento é conferir um aspecto biofílico ao prédio, tornando-o mais agradável para o ser humano trazendo mais felicidade aos seus moradores.

De acordo com o portal Inova Social, muitos estudos confirmam o impacto positivo que espaços verdes, como os jardins verticais, proporcionam aos seres humanos. Em 1987, Jessie M. Honeyman descobriu que construções que apresentam e promovem acesso à vegetação impactam positivamente a saúde humana.

Além disso, o estudo realizado pela Universidade de Washington demonstrou que as plantas podem reduzir o estresse, já que pessoas que trabalham em um ambiente com plantas são 12% mais produtivas e menos estressadas.

Confira 4 modelos de jardim vertical para o seu projeto

1. Sala de jantar renovada

Este cantinho destinado à sala de jantar ganhou muito mais charme com uma parede vertical repleta de samambaias.

2. Um verdadeiro refúgio

O banheiro projetado pelo escritório Débora Aguiar é um verdadeiro encanto aos olhos e um refúgio para aqueles que tem acesso ao local. A parede revestida de verde tira a monotonia do banheiro e confere sensação de bem-estar aos seus usuários.

3. Solução para condomínios

A casa de Bruno Gagliasso e Giovana Ewbank é localizada em um condomínio no Rio de Janeiro, no entanto, não possui uma bela vista como outras residências próximas ao local. Pensando nisso, o casal decidiu apostar em um jardim vertical,  que confere um ambiente harmonioso e com muito astral.

4. Unisinos investe em visual inovador e verde

A Unisinos, universidade gaúcha, apostou na instalação de jardins verticais em seu novo campus localizado em Porto Alegre. A fachada, que é virada para a rua Nilo Peçanha, foi toda vegetada com jardim vertical, onde foi utilizado o sistema Mamute, criado pela Ecotelhado.

Esse sistema tem reserva de água, que diminui a frequência de rega da parede verde, economizando água. Nesse sistema, foram utilizados 6 tipos de plantas: Asparguinho pendente, Bulbine, Falsa Erica, Clorofito, Boldo e Tradescantia. O objetivo da empresa era fazer um desenho abstrato e natural com a mescla dessas espécies.

Além dos jardins verticais, a Universidade também apostou em telhados verdes, que foram realizados com dois sistemas: o Laminar Médio e Alveolar. Tanto nos jardins quanto no Ecotelhado, foram utilizados como vegetação o Boldo, que é uma planta bem resistente, ideal para o clima porto-alegrense, e que também atrai polinizadores.

Então, gostou de se inspirar com modelos de jardins verticais? Deixe o seu comentário!