muro-com-jardim

Muro com jardim: soluções para arquitetura biofílica

Publicado

Você já ouviu falar em arquitetura biofílica? Trata-se da integração entre a natureza e espaços já construídos. O contato com a natureza aumenta a produtividade no trabalho e gera sensação de bem-estar nas pessoas. Um muro com jardim pode ser a solução perfeita para o seu projeto! 

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto! 

O que é arquitetura biofílica?

A palavra biofilia é usada pela Universidade de Harvard para determinar o nível em que os humanos estão próximos da natureza e outros tipos de vida, como plantas e animais. O design biofílico é muito utilizado nos grandes centros urbanos com a intenção de fazer com que as pessoas interajam e entendam mais sobre a natureza.

O que é um muro com jardim?

As paredes verdes se tornaram mais populares devido ao botânico francês, Patrick Blanc, que é especialista em florestas tropicais e vegetação rasteira. Em 1986, ele trabalhou ao lado do engenheiro Peter Rice e do arquiteto Adrien Fainsilber, na execução da primeira e maior parede verde, a Mur Vegetal, localizada na Cité des Sciences et l’Industrie, na França.

A cerca verde é um jardim vertical intencionalmente revestido por vegetação. Elas são conhecidas como paredes vivas e são bastante benéficas aos humanos. O muro com jardim geralmente suporta plantas trepadeiras que crescem na vertical e envolvem uma enorme variedade de vegetação. Ele pode ser instalado em ambientes externos e internos, ser fixado em paredes já existentes ou independentes e possuir diversos tamanhos.

Quais os seus benefícios para empresas e residências? 

Um jardim natural vertical ou um muro com jardim auxilia no bem-estar e na qualidade de vida dos trabalhadores. Estudos comprovam que estar em contato com a natureza faz com que o seu trabalho seja mais produtivo e que você se concentre mais ainda. 

Plantas são ótimas opções para resfriar naturalmente o local de trabalho. Além disso, elas ainda proporcionam um visual mais agradável ao ambiente. 

Às vezes, nem percebemos, mas há detalhes que fazem toda a diferença quando o assunto é aconchego. Pequenos detalhes são capazes de fazer com que o trabalhador se sinta em casa. 

As plantas têm o poder de melhorar o ambiente, deixá-lo mais purificado, leve e bonito. Para centros empresariais, uma boa opção é fazer um belo jardim na entrada do edifício e optar por paredes de vidro, que deixarão o local mais iluminado. 

Plantas para usar em muro com jardim

  • Plantas para jardim vertical: orquídeas, russélia, samambaias, barba-de-serpente e aspargo pendente 
  • Trepadeiras de folhas: jiboia, unha-de-gato, costela-de-adão e hera 
  • Plantas para canteiros: ave-do-paraíso, palmeiras, hortênsia, filodendro, agapanto, buxinho ornamental e camarão amarelo
  • Trepadeiras de flores: jasmim dos poetas, tumbérgia, lágrima de cristo primavera, alamanda e madressilva

São inúmeros os benefícios que a natureza proporciona às pessoas. Eles impactam diretamente na qualidade de vida no trabalho e no bem-estar em nossas residências. 

O que você acha de implementar um muro com jardim no seu empreendimento? A Ecotelhado possui a  solução perfeita para o seu projeto! Entre em contato conosco!