Na 4ª edição do Greenbuilding Brasil, Ecotelhado apresenta Sistema inédito que pontua nas sete dimensões do LEED

Publicado

O Sistema Integrado Ecoesgoto que será apresentado pela Ecotelhado na 4ª edição do Greenbuilding Brasil  Conferência Internacional e Expo, entre os dias 27 e 29 de agosto, é uma solução inovadora que prioriza o tratamento de efluentes, reutilização da água e economia de energia. Indicado para qualquer tipo de edificação, poderá pontuar nas sete dimensões da certificação LEED.

gbcbrasil

Foi reconhecido pela ONU neste ano e escolhido para ser apresentado, no mês de setembro, no Congresso Internacional de Infraestrutura Verde em Nantes, na França. Também conta com a recomendação da Associação Tecnologia Verde do Brasil.

Ele é formado por um digestor biológico a base de minhocas, que digere toda a matéria orgânica. O efluente pré-tratado é bombeado para o sistema laminar de telhado verde na laje da edificação, que funciona como uma cisterna, onde os microorganismos existentes nas raízes das plantas seguirão tratando o efluente, e a água da chuva que ali se acondiciona. Depois de tratado, a água não potável é direcionada para a irrigação de parede verde e do brise vegetal, sanitários, entre outros, e o excedente é direcionado para um jardim de chuva que infiltra a água para o aquífero.

http://www.youtube.com/watch?v=83uKGTfg6xU

O sistema foi desenvolvido pelo engenheiro agrônomo João Manuel Feijó, diretor da Ecotelhado. Segundo ele, o Ecoesgoto poderá pontuar nas sete dimensões consideradas na certificação LEED:

  1. Espaços sustentáveis: redução das ilhas de calor através do telhado verde, brise vegetal, parede verde e pavimento permeável;
  2. Eficiência do uso da água: tratamento de esgoto, reuso de água da chuva e absorção do pluvial através do pavimento permeável, cisterna e infiltração em jardins de chuva do sistema integrado:
  3. Energia e atmosfera: eficiência energética a partir do aproveitamento de água de esgoto para sistema de arrefecimento evaporativo através do brise vegetal parede verde e do telhado verde permitindo grande economia de energia e equipamento.
  4. Materiais e recursos: materiais de baixo custo ambiental através dos produtos Ecotelhado a base de plástico 100% reciclado, podendo ser reutilizado;
  5. Qualidade ambiental interna: qualidade ambiental através do telhado verde, brise vegetal e parede verde;
  6. Inovação e processo: criação de medidas projetuais através do sistema integrado, com a compostagem dos resíduos sólidos e tratamento de esgoto ao mesmo tempo.
  7. Créditos de prioridade regional: prioridade regional de cada país através do sistema integrado, solução para a falta de saneamento básico no Brasil.

Serviço
Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo 2013

Stand Ecotelhado: E51
Local: Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo/SP
Quando: 27 a 29 de agosto
Funcionamento: exposição das 10h às 19h; conferência das 9h às 18h
Contato: www.expogbcbrasil.org.br/pt-br/
Preços: R$ 55,00; gratuito para profissionais do setor que fizerem pré-cadastro ou apresentarem o convite do evento.

.