Ecotelhado

NOVO SISTEMA DE SATÉLITES ANALISA AS FLORESTAS DO BRASIL SEMANALMENTE. AJUDARÁ A FREIAR O DESMATAMENTO?

3 de janeiro de 2017

O Brasil é mais relevante do que nunca na questão das mudanças climáticas. As florestas do Brasil, desde as profundezas picantes da Amazônia para as savanas tropicais do Cerrado, representam uma das maiores e melhores chances do mundo para redução das emissões de gases de efeito estufa e combate as mudanças climáticas. E, pela primeira vez, o Brasil e o resto do mundo têm uma ferramenta para monitorar como essas florestas estão mudando a cada semana.

foto-aerea-de-desmatamento-perto-de-rio-branco-brasil-foto-de-kate-evans-cifor

Foto aérea do desmatamento perto de Rio Branco, Brasil. Foto | Kate Evans

Em agosto de 2016, a Global Forest Watch lançou o sistema GLAD, baseado em satélites, para o Brasil, oferecendo alertas semanais de nova perda de cobertura de árvores em todo o país. Criados pela Universidade de Maryland, Google e WRI, os alertas fornecem o monitoramento florestal mais rápido, de maior definição e maior escala de qualquer sistema ainda disponível para o Brasil. E, pela primeira vez, o público agora pode se juntar ao governo do Brasil no rastreamento do desmatamento em tempo quase real.

O próximo passo na evolução do monitoramento florestal

O Brasil fez grandes avanços na redução do desmatamento, mas ainda perde mais cobertura de árvores a cada ano do que qualquer outro país tropical. Em resposta, o Brasil desenvolveu algumas das mais sofisticadas ferramentas de monitoramento de florestas no mundo – os sistemas PRODES e DETER, administrados pelo governo e SAD do Imazon. Embora essas ferramentas permaneçam essenciais, os novos alertas GLAD complementam esses sistemas com alertas mais frequentes, pixels de resolução mais alta, cobertura de florestas de todo o país e disponível ao público, permitindo que qualquer pessoa com conexão à Internet detecte o desmatamento e acione o alarme.

2001-a-2006

2001 | 2002 | 2003 | 2004 | 2005 | 2006 | Legenda: Rosa – Desmatamento; Azul: Reflorestamento

Quando se trata de parar o desmatamento ilegal ou indesejável no ato, a velocidade é tudo. O órgão ambiental IBAMA já tem um dos melhores sistemas do mundo, o DETER, que também funciona via alertas de satélite para as equipes de aplicação da lei, passado diretamente para o site através de helicóptero. No entanto, DETER só é lançado publicamente a cada três meses. Alertas GLAD, em comparação, são disponibilizados ao público todas as semanas através da Global Forest Watch, apenas se inscrevendo via e-mail.

2007-a-2012

2007 | 2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | Legenda: Rosa – Desmatamento; Azul: Reflorestamento

O tempo de resposta rápida só funcionam quando você pode identificar o local da atividade ilegal. A detecção do desmatamento é cada vez mais importante considerando que a maioria da perda florestal em larga escala é precedido por algum tipo de compensação menor, muitas vezes, uma estrada ou um ponto de acesso em um rio. Se a polícia pode detectar clareiras menores, eles podem parar o desmatamento antes que ele se espalhe mais.

Sistemas como DETER e SAD oferecem alertas em 250×250 metros, uma área aproximadamente do tamanho de 150 quadras de basquete. No entanto, os relatórios sugerem que os madeireiros ilegais estão se adaptando e eles estão limpando parcelas menores para tentar escapar à detecção por satélite. Os alertas GLAD medem 30×30 metros – cerca do tamanho de 2 quadras de basquete – permitindo que os usuários vejam mudanças em pequena escala como estradas madeireiras emergentes (o PRODES também mede o desmatamento na mesma resolução, mas em uma base anual). Verifique neste link as mudanças florestais.

2013-a-visao-geral

2013 | 2014 | VISÃO GERAL | Legenda: Rosa – Desmatamento; Azul: Reflorestamento

Por fim, os sistemas de alerta atual do Brasil monitoram somente a Amazônia, onde o desmatamento tem diminuído na última década. Mas o desmatamento da floresta tem realmente aumentado em biomas menos conhecidos do Brasil, como o Cerrado. Este local (savana + floresta + campo) tem extremamente elevada biodiversidade e muitas reivindicações de terras indígenas, mas está sendo rapidamente eliminado por soja e gado. Os alertas GLAD podem detectar as mudanças florestais em todas as áreas florestais do Brasil, incluindo o Cerrado e a Mata Atlântica.

00000070

Local do Cerrado no Brasil

As florestas brasileiras são importantes para todos

O Brasil já liderou o mundo na economia de carbono em salvar as florestas. O país agora é responsável por cerca de 20% das emissões mundiais de desmatamento tropical, abaixo dos 69% de uma década atrás. Mas mesmo com seu sucesso, as florestas do Brasil continuam sendo fundamentais para conter as mudanças climáticas globais. Com o GLAD, o governo brasileiro tem uma ferramenta poderosa para reprimir o desmatamento ilegal e continuar a desenvolver seus próprios sistemas de monitoramento.

Você também pode fazer parte do esforço para proteger as florestas do Brasil. Acesse às indicações GLAD na GFW, se inscreva para uma área que você deseja monitorar e compartilhe o que você encontra.

*O que são alertas GLAD?

Alertas GLAD identificam áreas de provável árvore de perda de cobertura usando informações de Landsat de imagens de satélite. Eles são atualmente disponíveis para o Brasil, Peru, República do Congo e Kalimantan e Indonésia. Em comparação com outros sistemas de alerta florestal no Global Forest Watch, os alertas GLAD são mais atualizados e com maior resolução. Cada alerta abrange uma área de 30×30 metros, cerca do tamanho de 2 quadras de basquete. Novos alertas são acionados com cada nova imagem Landsat sem nuvens (com a frequência de 8 em 8 dias para qualquer local específico) e são atualizados semanalmente no site. 

Referências: WRI

Texto* | Catarina Schmitz Feijó

Ecotelhado
A Ecotelhado é a melhor empresa de soluções para arquitetura sustentável do Brasil. Navegue pelo site e veja o que podemos fazer pelo seu projeto.