agricultura-urbana-1

O que é agricultura urbana e quais são suas vantagens?

Publicado

Vamos falar sobre agricultura urbana? Esse conceito é perfeito para ser implementado nas cidades que possuem uma grande quantidade de terrenos desocupados, os quais muitas vezes são tomados por lixos residenciais e entulhos de obras.

Nesses casos, os lixos e entulhos poderiam ser destinados aos seus respectivos aterros sanitários e, no lugar deles, poderia ser iniciado o processo de cultivo de uma grande horta urbana

Os alimentos cultivados nesta horta poderiam ser distribuídos à população vulnerável socialmente ou às escolas públicas, sem contar no fato de que essa grande horta tornaria os locais mais bonitos em termos de arquitetura e urbanismo, não é mesmo?

Continue a leitura e saiba mais!

Agricultura urbana é solução para terrenos desocupados

A agricultura urbana é um tema bastante inspirador aos arquitetos e engenheiros que atuam na construção civil, urbanismo ou paisagismo atualmente.

Vale ressaltar que alimentação saudável e sustentabilidade são assuntos que vem sendo cada vez mais comentados na sociedade em que vivemos. Principalmente, neste período de pandemia, onde a maioria das pessoas está passando mais tempo em casa, se movimentando menos e buscando desconectar-se dos problemas através do contato com a natureza.

Inclusive, a agricultura urbana também já foi tema de projeto de pesquisa de um estudante universitário, o qual foi premiado em 2015. No seu trabalho, ele propôs a criação de hortas em terrenos desocupados e a distribuição dos alimentos em escolas e restaurantes populares, inovando o processo urbano de abastecimento de alimentos. Uma ideia simples, inovadora e sustentável, não é mesmo?

Outro ponto positivo dessa ideia é o fato de que haveria menos desperdício de alimentos, visto que a logística do transporte dos orgânicos seria mais acessível aos moradores das grandes cidades. 

O trajeto que os alimentos percorrem do ambiente rural até os centros urbanos, muitas vezes, resulta em danos às frutas e verduras, ou mesmo o fato do tempo de maturação dos alimentos acaba sendo impactado por conta do armazenamento inadequado das cargas, por exemplo. 

Nesse sentido, com a adesão da agricultura urbana em terrenos desocupados, o acesso ao consumo dos alimentos orgânicos seria mais facilitado e menos demorado.

Em suma, a agricultura urbana confere vantagens como:

  • Redução do desperdício de alimentos e do consumo de alimentos industrializados;
  • Aproximação do ambiente urbano com a natureza;
  • Preserva a natureza e melhora a qualidade do ar;
  • Incentiva a adesão de sistemas de energia limpa ou reaproveitamento de água da chuva em seu cultivo;
  • Revitaliza terrenos desocupados e proporciona beleza estética às cidades, evitando alagamentos.

Lembrando que a agricultura urbana pode iniciar dentro do seu próprio lar, não apenas em grandes áreas desocupadas de sua cidade.

Soluções como hortas verticais urbanas ou mesmo a compostagem doméstica podem ser aplicadas em um casa com um grande pátio ou mesmo dentro de um pequeno apartamento. Que tal aplicar essas ideias e promover sustentabilidade em casa?

Na Ecotelhado você encontra diversas soluções em Sistemas de Arquitetura Verde, Jardim Vertical, Telhado Verde e Horta Vertical Urbana! Explore nosso blog, a loja online e torne seus ambientes mais sustentáveis!