arquitetura-verde

O que é arquitetura verde e como aplicá-la em projetos?

Publicado

A sustentabilidade tem ganhado cada vez mais notoriedade e valor no setor de arquitetura e construção. A arquitetura verde, também conhecida com arquitetura sustentável é um conceito moderno, que tem sido implementado em diversos projetos, pois além de agregar valor ao imóvel no mercado, também reduz o impacto da vida humana no meio ambiente. 

Conheça mais sobre o conceito de arquitetura verde

Arquitetura verde é um direcionamento dado a projetos arquitetônicos e de design biofílico em casas, edifícios e outras construções, que tem como o principal objetivo a economia dos recursos naturais, a redução de impactos no meio ambiente e a criação de espaços onde as pessoas possam estar conectadas a natureza em seu dia a dia. Além disso, a arquitetura verde é capaz de proporcionar um impacto ambiental positivo nas construções

A Ecotelhado possui uma enorme gama de soluções para projetos de arquitetura verde. Dentre elas, as mais populares: telhado verde, jardim vertical e lago artificial e natural, que podem ser utilizadas em seu projeto, para torná-lo auto sustentável, renovável e inovador. 

Dicas para implementar o conceito de arquitetura sustentável em seu projeto

Esteja por dentro das legislações relacionadas à sustentabilidade em sua região e procure adequar o seu projeto para segui-las corretamente. Informe-se sobre as tecnologias que melhor se encaixam nos objetivos do seu projeto! É graças a ela que os projetos sustentáveis continuam se desenvolvendo e crescendo no mercado verde. 

Tenha sempre em mente os seus planos para reutilização e descarte dos materiais de obra que sobrarem ao fim de sua construção. Materiais como cimento, pedra e madeira são alguns exemplos que podem ser reutilizados em novos projetos ou até mesmo em detalhes do que está sendo finalizado. 

Não esqueça de entrar em contato com a prefeitura local para entender melhor sobre as legislações ligadas ao descarte de materiais de obra na cidade da construção.

Procure sempre priorizar a preservação do meio ambiente que cerca o projeto, os recursos naturais estão cada dia mais escassos no mundo todo. Reservatórios de água de chuva ou amortização, telhados verdes e placas para a geração de energia solar são alguns exemplos que podem ser incorporados aos projetos com a intenção de agredir o mínimo possível o meio ambiente e ainda o tornar mais saudável.

Além de todas as dicas acima, é importante sempre lembrar do seu papel em levar informações e uma educação ambiental sobre sustentabilidade para todos aqueles envolvidos no projeto.

Na Ecotelhado você encontra diversas soluções em Sistemas de Arquitetura Verde, Jardim Vertical e Telhado Verde! Explore nosso blog, a loja online e torne seus ambientes mais sustentáveis!