o que é horta vertical e como fazer em casa

O que é horta vertical e como fazer em casa

Publicado

O consumo de alimentos saudáveis e frescos se mostra relevante para a nossa saúde. Ao  mesmo tempo, vivemos em espaços cada vez menores, que não possibilitam espaços adequados para o cultivo de hortas caseiras.

Dessa forma, entender o que é horta vertical e compreender as formas de cultivo pode ser decisivo na condução de uma vida mais saudável.

Quer saber mais sobre o tema? Siga a leitura!

Afinal, o que é horta vertical?

A agricultura está estritamente ligada com o desenvolvimento do ser humano. Para muitos, é praticamente impossível pensar nos avanços da sociedade sem a utilização de técnicas agrícolas.

Até mesmo nos dias atuais, onde temos acesso a produtos variados disponibilizados em supermercados e feiras, muitas pessoas ainda cultivam alimentos em suas próprias casas, através das hortas caseiras.

Assim, espaços em jardins de residências são utilizados para o cultivo de produtos variados, como hortaliças, temperos, legumes, verduras e outros. Isso garante uma alimentação mais equilibrada e saudável, sem a utilização de agrotóxicos, os quais são nocivos ao nosso organismo e à nossa saúde.

Ao mesmo tempo, surge outra questão. Cada vez mais as cidades contam com maior população. Em grandes centros urbanos, é pequeno o número de residências. Assim, boa parte das pessoas reside em apartamentos sem quintal ou área verde própria.

Dessa forma, como cultivar hortas e usufruir dos benefícios de uma alimentação mais saudável? É possível?

A resposta é sim!

Com as hortas verticais, pouco espaço não é desculpa. Se você possui um quintal pequeno ou mora em um apartamento, pode cultivar as hortaliças e flores em sacadas e corredores, por exemplo.

A horta vertical é uma técnica de jardinagem que utiliza recursos para que as plantas cresçam para o alto em vez de crescer ao longo da superfície do jardim.

Entenda como fazer horta vertical em casa

Em uma horta vertical, diferentes produtos podem ser cultivados, como por exemplo tomate cereja, coentro, alface, couve, cebolinha, hortelã, manjericão, espinafre, rúculas, pimentão e diversas outras plantas aromáticas e medicinais.

Além de trazer benefícios que se relacionam a nossa alimentação, as hortas verticais também conferem vantagens na questão estética aos ambientes. Seu cultivo traz benefícios, permitindo que você tire um tempo para relaxar, num local personalizado e tranquilo.

Para que a hortinha cresça saudável, o local escolhido para a plantação deve ser bem iluminado. Portanto, caso a sacada não seja uma área viável, você pode colocar a horta vertical instalada próxima à janela, que oferecerá uma boa ventilação e a luz necessária para se manterem.

Quer saber mais sobre horta vertical? A Ecotelhado promove no próximo dia 30 de março um curso voltado para quem deseja se especializar nesse ramo!

Clique aqui para saber mais e inscreva-se!

Então, gostou da leitura? Compartilhe o artigo com os seus amigos nas redes sociais.