o que é paisagismo

O que é paisagismo e quais os benefícios para os ambientes

Publicado

Não há dúvidas de que a natureza oferece uma infinidade de plantas. Cada uma tem a sua característica, exige cuidados especiais e devem estar alocadas de acordo com sua finalidade. Nesse caso, é importante entender o que é paisagismo e como ele impacta nos ambientes. 

No artigo de hoje, explicaremos o que é o paisagismo, como ele pode ser aplicado em projetos de arquitetura e quais são os seus benefícios para a saúde. 

Siga a leitura e saiba mais! 

O que é paisagismo e quais são seus objetivos?

Podemos definir  o paisagismo como uma técnica voltada para a criação de áreas que podem recuperar determinado espaço ou ecossistema que foi destruído pela desordenada ação humana. 

Para que isso seja possível, o paisagista recompõe espaços afetados com diferentes tipos plantas, se adaptando às necessidades de cada projeto.

Um dos principais objetivos do paisagismo é a recuperação de áreas deterioradas através da combinação de plantas de diferentes cores e formatos. O trabalho visa buscar um ambiente harmonioso e muito mais prazeroso para o convívio das pessoas. 

Muitas vezes, o paisagismo é confundido com a jardinagem. No entanto, enquanto o paisagismo tem a função de planejar espaços verdes, a jardinagem é a responsável por executar aquilo que está no projeto. São distintas, mas precisam estar alinhadas para um resultado satisfatório. 

Como o paisagismo pode ser aplicado em projetos de arquitetura?

Enganam-se aqueles que acreditam que o paisagismo pode estar presente somente de forma tradicional. Atualmente, contamos com diferentes tipos de paisagismo e cada um deles cumpre funções específicas.

Existe, por exemplo, o paisagismo rural, voltado para o campo, e o paisagismo urbano, que tem como objetivo criar espaços de convívio através da integração da natureza com a arquitetura das cidades.

Dentro do paisagismo urbano, temos à disposição diferentes ideias que podem ser aplicadas em projetos de arquitetura. Entre elas, merecem destaque os Telhados Verdes e as Paredes Verdes.

o que é paisagismo colégio farroupilha em porto alegre visto de cima
Exemplo de telhado verde no Colégio Farroupilha em Porto Alegre. Foto: Ecotelhado

A parede verde (ou jardim vertical/Ecoparede) é a denominação do revestimento de fachadas exteriores ou paredes interiores que integram a natureza à arquitetura de uma construção. O objetivo deste revestimento é conferir um aspecto biofílico ao prédio, tornando-o mais agradável.

Já o os telhados verdes (ou Ecotelhados) representam uma evolução dos telhados verdes convencionais, pois integram todas as vantagens de um jardim suspenso, com a captação de água da chuva, o tratamento de efluente (esgoto sanitário), a captação da energia solar e muitos outros benefícios, como por exemplo:

  • Nas edificações horizontais ou mesmo nas verticais, o isolamento térmico proporcionado pelo telhado verde gera economia de energia, sendo capaz de reduzir em até 10°C a temperatura interna do ambiente.
  • Quando a água da chuva é reutilizada ou o próprio efluente tratado da edificação, o Ecotelhado não precisa ser irrigado com água potável.

Tanto a parede verde quanto o telhado verde são exemplos de sistemas de paisagismo urbano, podendo fazer parte de construções residenciais ou empresariais.

Os benefícios do paisagismo para o tratamento de doenças

Atualmente, diversas pesquisas apontam os benefícios de espaços verdes em áreas urbanas, que impactam até mesmo na saúde dos seres humanos. 

Como citado em nosso artigo sobre o poder das plantas, a ciência já comprovou que pessoas que passam mais tempo em jardins usufruem de benefícios diversos à saúde psicológica e física, especialmente quando submetidas a tratamentos médicos. 

De acordo com a Universidade de Minnesota, um estudo realizado com pacientes cardíacos em Nova Iorque comprovou que a ansiedade diminuiu naqueles indivíduos que viram cenas de natureza e escutaram barulhos de água, pássaros e brisa do ar.

Então, gostou de saber mais sobre o que é paisagismo? Comente!  

Deixe seu comentário abaixo