o-que-e-reflorestamento

O que é reflorestamento? Saiba mais sobre essa prática no Brasil

Publicado

Você já parou para pensar sobre o que é reflorestamento e como funciona?

O meio ambiente está passando por tempos difíceis, com um pico no desmatamento e muitos problemas com as variações de temperatura, o que acaba afetando a vida de todos nós. 

A qualidade do ar do nosso país e o clima são assuntos que estão diretamente ligados à vegetação presente. O Brasil está no ranking mundial como o segundo país com maior cobertura florestal, mas essa área tem diminuído muito nos últimos anos, com o crescimento populacional e o aumento da necessidade de áreas urbanas. 

O reflorestamento entra como um processo importante e indispensável para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. 

O que é reflorestamento?

Você já deve ter se questionado sobre o que é reflorestamento, não é mesmo? Saiba que reflorestamento é uma ação ambiental intencional que tem como objetivo a manutenção de vegetações em áreas que foram previamente degradadas, que tiveram a vegetação removida por ações humanas, como as queimadas para exploração de madeira e a expansão de áreas agrícolas. A ação também pode ser feita em espaços que tiveram a sua vegetação abalada pelas forças da natureza, como em incêndios naturais devido ao clima e umidade do ar, por exemplo.

O replantio pode ocorrer por diversos motivos, sejam eles legais, para melhor captação da gás carbônico, como tentativa de recuperar o ecossistema que foi destruído, com fins comerciais que utilizam plantas de crescimento rápido, com interesses sociais, como por exemplo, produção de alimentos ou para minimizar o resultado de ações humanas sejam elas de empresas, pessoas ou instituições.

Benefícios do reflorestamento

  • Recuperação e preservação de ecossistemas que foram degradados, seja por ações humanas ou naturais. 
  • Utilizado como contenção de encostas, o reflorestamento previne o o deslizamento de terras. Ação de interesse social que traz segurança a moradores de regiões com encostas.
  • Durante sua vida, as árvores absorvem o gás carbônico do ar, tornando o ar mais limpo para os seres humanos, flora e fauna locais. Além disso, quando a árvore morre, o carbono absorvido vai para o solo, tornando-o mais fértil.
  • Tem ações importantes em regiões longe do mar, no centro do país. As árvores são responsáveis pela continuação do ciclo de chuvas. Quando elas absorvem a água e a umidade, ocorre o processo de evaporação e volta a chover.
  • Utilizando o processo de reflorestamento, as empresas deixam de comprar madeiras de corte ilegal, assim poupando a natureza e diminuindo o desmatamento. 
  • As árvores produzem frutos que servem como alimento para muitas espécies de animais, além de serem berços para seres microscópicos. Elas ajudam a manter uma biodiversidade saudável nos locais de seu plantio.
  • O replantio de vegetações nativas pode resultar na geração de empregos e rendas no meio rural.

No Brasil, muitas empresas de setores diversos têm investido em sustentabilidade, e uma das principais e maiores ações é o reflorestamento, replantio de vegetação própria e adaptável para cada área. 

Essas empresas têm motivos diferentes para optar pelo reflorestamento, seja para reparar algum dano causado na natureza, para poder remover parte de alguma vegetação ou para utilizar a madeira em seu negócio através de árvores de crescimento rápido. 

O Brasil tem investido cada vez mais, de forma geral, no manejo consciente das vegetações, valorizando a biodiversidade do país e investindo em combater reações e consequências que o desmatamento pode trazer para o meio ambiente.

Agora que você já sabe o que é reflorestamento e a importância que essa ação possui para o meio ambiente e para todo o ecossistema, que tal saber mais sobre sistemas para arquitetura sustentável  e o que é bioconstrução?

Explore o site da Ecotelhado e fique por dentro!