piscinas naturais

Perigos do cloro: como evitar? Conheça soluções em piscinas biológicas

Publicado

Você é capaz de imaginar todos os perigos do cloro para a sua saúde? Por mais que o produto tenha eficiência no combate a microorganismos resistentes, ele também acaba por oferecer riscos à saúde dos seres humanos, já que é tóxic  e compromete bactérias essenciais para o funcionamento de nosso organismo.

O artigo de hoje explica com mais detalhes os perigos oferecidos pelo cloro e também contribui com opções sustentáveis para a limpeza de piscinas, sem a necessidade de uso de produtos convencionais como o cloro.

Quer saber mais sobre o assunto? Siga a leitura e confira

Quais são perigos do cloro à saúde dos seres humanos ?

Há mais de cem anos, o cloro é o principal produto utilizado para a limpeza de águas. Reconhecido pela economia e pelos resultados oferecidos, o produto é capaz de matar microorganismos reconhecidos pela sua resistência, como aqueles relacionados à febre tifóide e a cólera.

Tendo essa informação em vista, você provavelmente deve estar pensando: se o cloro traz tantos benefícios, de que maneira ele pode ocasionar perigos à saúde humana, dos animais e também ao meio ambiente?

O que ocorre é que o cloro traz consigo muitos perigos escondidos. Muitos não sabem, mas o cloro é tóxico ao organismo humano, podendo oferecer riscos graves quando consumido em grande quantidade.

De acordo com o Jornal Diário dos Campos, o cloro contido na água tratada é capaz de matar bactérias essenciais para o nosso corpo, que são inofensivas, que fazem parte da flora intestinal e que são necessárias para o bom funcionamento do aparelho digestivo.

Além disso, ainda segundo o Jornal, a inalação do cloro contido no vapor da água do banho também faz mal aos seres humanos e aos animais. O vapor do cloro é uma substância tóxica que irrita a garganta e vias nasais, podendo causar dificuldade para respirar.

Conheça opções sustentáveis em substituição ao cloro para piscinas

Como vimos, o cloro pode oferecer diversos prejuízos à saúde dos seres humanos, comprometendo funções básicas de nosso organismo. Nesse sentido, considerar opções sustentáveis é uma atitude importante para a prevenção dos perigos do cloro.

As piscinas naturais ou biológicas são as que não precisam de cloro nem de filtros para funcionar. Elas se mantém graças às plantas aquáticas que garantem a limpeza e a manutenção. E estão, cada vez mais, fazendo a diferença em excelentes projetos.

A Ecotelhado desenvolveu um sistema para a conversão da sua piscina convencional – com cloro – para a piscina natural. Assim, pode-se transformar qualquer estrutura, às vezes árida, em um agradável e ecológico lago para banhos.

Com a piscina natural, existe uma área balnear, o compartimento de natação, e uma área depuradora com plantas. A zona das plantas pode ser considerada um jardim aquático ou filtro biológico, com plantas emersas nas margens e submersas nas zonas mais fundas. Com essas transformações, surgirá um ecossistema completo, cheio de vida e apto para fazer a depuração da água.

Então, gostou do artigo? Aproveite para compartilhar essa dica de solução sustentável com seus amigos via WhatsApp, LinkedIn e demais redes sociais!