planta-melissa

Planta Melissa: conheça seus benefícios e usos

Publicado

A planta melissa, mais conhecida como erva-cidreira, é uma planta herbácea da mesma família da hortelã, da menta e do boldo. É nativa de países da África, Europa e Ásia, conhecida e apreciada por todo o mundo. 

Todos os benefícios se devem a uma série de compostos ativos presentes na planta melissa, tais como o ácido rosmarínico, taninos, eugenol, flavonóides, compostos polifenólicos, cobre, zinco e diversas vitaminas. 

É uma planta que tem séculos de história. Na Idade Média era usada para fins medicinais, como curar feridas, aliviar tensão e até mordidas de animais. Ao longo do texto falaremos um pouco mais sobre essa planta tão rica e benéfica.

Como podemos usar a planta melissa no dia a dia?

A maneira mais prática de usar a planta é fazendo chás. Cada xícara possui uma imensa variedade de componentes psicoativos naturais, o que é bastante saudável para nosso organismo e age no cérebro com muita propriedade. 

Chá de melissa trata de disfunções do sono, desintoxica o corpo, fortalece o sistema imunológico, diminui a ansiedade e alivia dores de cabeça e sintomas da menstruação.  

Benefícios da melissa

  • Alivia o estresse

Muitos estudos apontam que tomar chá da planta melissa alivia o estresse e ajuda a melhorar o humor, além de te fazer relaxar e ajudar a ter mais paciência e tranquilidade no dia a dia. 

  • Inflamação

Há diversos compostos anti-inflamatórios presentes na planta melissa que auxiliam no tratamento de inflamações e dores no corpo. 

  • Sistema imunológico

Existem diversas substâncias antissépticas e antibacterianas nessa planta. O chá é muito eficiente na luta contra gripes, resfriados e infecções. Ela possui efeito antioxidante, ajuda a elevar o nível de leucócitos (glóbulos brancos) e a eliminar o muco, que é onde os patógenos gostam de se abrigar e se proliferar. 

  • Saúde do coração

O chá possui um efeito tranquilizante que auxilia no suprimento da pressão arterial. É uma excelente bebida para pessoas que possuem hipertensão. Ele ainda diminui as chances de ter aterosclerose, derrames e ataques cardíacos. Consulte um médico antes de implantar o chá em sua rotina.

  • Ajuda com perda de peso

Estudos comprovaram que a planta melissa mata as células de gordura, reduz a atuação de proteínas que agem na produção de gordura e supre o crescimento do tecido adiposo, o que impede as células de gordura de se expandirem. O chá também auxilia no seu sono, o que é um fator de extrema importância no processo de emagrecimento. 

Ter um cantinho verde em sua casa é muito indicado se você quer desfrutar dos benefícios de plantas, tais como a melissa. Você não precisa dispor de muito espaço para criar esse espaço, se tiver uma varanda já o será suficiente. 

Já pensou em ter um cantinho verde em sua casa? Entre em contato com a Ecotelhado! Temos diversas soluções em sistemas para arquitetura sustentável e bioconstrução