Ecotelhado

Ecoparede

thumbnail

A Ecoparede é um muro de proteção acústica que age como barreira em regiões cortadas por rodovias ou avenidas que tenham ruído acima do permitido. A inclusão de barreiras acústicas nestes projetos pode evitar processos judiciais, indenizações e perícias técnicas e é obrigatória em países desenvolvidos.

Isolamento acústico é um processo que impede a transmissão do ruído e amortece a energia sonora de um foco emissor. É proporcional ao obstáculo interposto. A Ecoparede trabalha com substrato que amortece o som e também com plantas que diminuem a reverberação e fixam os poluentes do ar, como material particulado e nano particulado proveniente do transito. Como as ondas sonoras são projetadas em todas as direções a partir de uma fonte, quando se chocam com um obstáculo, têm sua direção de propagação alterada. Esta diferenciação serve para entender que um painel acústico não pode ser medido pela sua capacidade de isolamento, mas deve ser avaliado pelo conjunto de fenômenos de difração e reflexão que possam existir em determinados locais, a certas alturas de barreira e de acordo com as características de absorção e de isolamento de cada material aplicado.

No Brasil,  apenas bairros de classe média alta estão protegidos do barulho. A intensificação do trânsito eleva o risco da depreciação imobiliária, por conta do ruído. A população vizinha a pontos desprotegidos fica suscetível a problemas decorrentes destes ruídos contínuos, desenvolvendo ansiedade, insônia, depressão, entre outras anomalias.

A Ecoparede pode ser fornecida na altura indicada pelo projeto para atingir a eficiência desejada. Vegetada por ambos os lados pode ser plantada com estaquia ou semente. O sistema recolhe a água da chuva e permite irrigação.

Ecotelhado
A Ecotelhado é a melhor empresa de soluções para arquitetura sustentável do Brasil. Navegue pelo site e veja o que podemos fazer pelo seu projeto.