Ecotelhado

Mais verde na paisagem urbana

gallery

O que é?

Jardins verticais são paredes verdes que integram a natureza à arquitetura de uma construção. O Jardim Vertical Mamute foi criado com esta finalidade: transformar sua parede interna ou externa em um jardim. Neste produto, a floreira tem capacidade de armazenamento de quatro litros de argila expandida cada (o dobro de espaço do Jardim Vertical Canguru). Assim, as raízes tem mais espaço para se desenvolverem e as plantas crescem mais vivas e mais bonitas.

As floreiras do Jardim Vertical Mamute também foram projetadas para reservar água e repassar o excedente ao vaso de baixo, por gravidade, até o último recipiente. As jardineiras possuem aberturas na parte inferior por onde passa o excedente da água para irrigação de todas as floreiras.

Benefícios:

  • Melhora a qualidade e a umidade do ar, diminuindo os efeitos da emissão de carbono e atenuando a poluição.
  • Promove isolamento acústico e térmico na construção.
  • Decora o ambiente interno, devolve o verde aos centros urbanos e aumenta o convívio com a natureza.
  • Quando externo, contribui para a maior durabilidade dos prédios, pois diminui a amplitude térmica.
  • Contribui muito na pontuação de certificações como LEED (Leadership in Energy and Environmental Design)
  • Tem uma grande reserva de água, necessitando de menos regas por semana.
  • Tem diferentes espaçamentos (15cm, 20cm ou 25cm).
  • Seu custo é mais baixo que o Sistema Canguru.
  • Utiliza menos mudas e menos material por metro quadrado.
  • Tem comunicação horizontal e vertical das raízes entre floreiras.
  • Usa sistema hidropônico, que não faz sujeira.
  • Não é preciso impermeabilizar a parede.
  • Tem fácil e rápida instalação, podendo ser desmontado e remontado sem perda de material.
  • Usa somente um ponto de irrigação superior.
  • Não extravasa água para fora dos vasos.
  • É altamente recomendado para hortas urbanas verticais.

Passo a Passo:

mamute (1)

Como posso adquirir?

Entre em contato com a Ecotelhado através do e-mail contato@ecotelhado.com.br ou telefones no final da página.

Há três maneira de adquirir o seu Jardim Vertical:

  • Somente Material
  • Material + Instalação
  • Material + Instalação + Vegetação

Manual:

Manual e especificações Sistema Jardim de Parede Mamute

DWG Jardim Vertical Mamute

Confira mais fotos:

https://www.pinterest.com/ecotelhado/jardim-vertical-mamute/

Perguntas Frequentes:

P: Como funciona o Jardim Vertical Mamute? 

R: Diferentemente dos sistemas que trabalham com substrato orgânico, o Jardim Vertical Mamute é fundamentado na hidrocultura pois utiliza argila expandida. Esta argila tem alta porosidade e oxigenação e não compacta com o tempo evitando a troca de substrato. Os nutrientes são supridos através da fertiirrigação tornando-o mais controlável.

P: Como se dá a irrigação do Jardim Vertical Mamute? 

R: O sistema possui uma reserva de água a cada contêiner, o que lhe dá uma inércia maior em relações aos outros sistemas. Paredes verdes pequenas podem ser irrigadas manualmente uma vez por semana (dependendo da incidência de sol e vento) ou mais. Mas para tamanhos maiores é fundamental usar o sistema de irrigação automático, que é um timer ligado a solenóide programável de acordo. (Jardim Vertical Automatizado)

P: Posso Alternar os contêineres na instalação dos Jardins Verticais?

R: O Jardim Vertical Mamute permite diferentes espaçamentos, de 15cm e 20cm  para espaços internos e externos ou 25cm somente para espaços externos. A água é canalizada de uma floreira para a outra e flui por gravidade.

P: Que tamanho das plantas que devo usar? 

R: Recomendamos o uso de mudas jovens que sofrem menos com o transplante. Como o jardim vertical é normalmente perene, é importante a adaptação das plantas. Também é um erro pensar que é vantajoso o uso de substratos super férteis que fazem crescer em excesso exigindo podas freqüentes. O melhor é controlar a fertilidade através da ferti-irrigação de seu jardim na parede.

P: Preciso impermeabilizar a parede antes de colocar o jardim vertical? 

R: O Jardim Vertical Mamute dispensa impermeabilização de parede, pois a água flui de um contêiner para o de baixo protegido pelo plástico. Os jardins verticais da Ecotelhado são muito práticos e de fácil manutenção.

P:Que plantas devem ser usadas nos jardins verticais? 

R: Deve-se usar plantas compatíveis com a luminosidade do local. Plantas de sombra vão exigir uma luminosidade em torno de no mínimo 800 lux, enquanto plantas de sol necessitam de 5.000 a 10.000 lux (lúmen por metro quadrado). Recomendamos a utilização de um luxímetro para determinar. Este cuidado é importante para que seu jardim de parede tenha o melhor desempenho possível.

P: Que freqüência de rega devo programar para meu jardim vertical? 

R: A irrigação em excesso pode induzir a podridão da raiz e isto é muito comum em plantas de interior que exigem menos luminosidade. Estas plantas são em geral muito sensíveis ao excesso de água. Tenha em mente também que a necessidade de água vai variar de acordo com a época do ano, demandando mais água no verão e menos no inverno. A sensibilidade do jardineiro é fundamental para determinar a freqüência de rega. Não exagere na frequência, lembrando sempre que o jardim vertical tem em seu contêiner uma pequena reserva que é absorvida pela argila expandida e passada para as plantas. Deixe secar para iniciar a próxima rega.

P: Preciso de mão de obra especializada para montar o Jardim Vertical?

R: É muito fácil instalar um jardim na parede. O Sistema Mamute foi projetado para ser montado por uma pessoa de talentos normais, mesmo que nunca tenha feito isto antes. As cremalheiras de suporte do jardim vertical são fornecidas em alturas diferentes como 1m, 1,5m, 2,0 m 2,5m e basta 1ou 2 parafusos para colocar 1m² de parede. O plantio é feito pela transferência da planta com o torrão para o contêiner e simples preenchimento com argila expandida. Muitos de nossos clientes fazem a montagem de seus jardins na vertical sem dificuldades.

P: A vegetação deve ser especial para jardim vertical? 

R: As plantas para jardim vertical podem ser de qualquer floricultura local, podendo ser compradas diretamente. Qualquer planta pode ser utilizada, desde mudas pequenas até plantas já mais crescidas.

P: O jardim vertical pode ser instalado dentro de casa? 

R: Sim, poderá ser instalado no interior (jardim de inverno). Mas deve-se observar a exigência de luminosidade para a planta escolhida. Entenda que é necessário um mínimo de luz para a fotossíntese e nem todas as plantas sobrevivem com pouca luz. Sintoma de falta de luz é o estiolamento ou crescimento internodal.

P: Por que o jardim vertical utiliza plástico? Qual a vantagem disso?

R: O plástico utilizado nas paredes verdes da Ecotelhado é todo reciclado e reciclável. O sistema de jardim vertical isola a água da parede, retém grande quantidade de substrato e ainda tem comunicação das raízes entre um contêiner e o outro. Reserva água em cada contêiner, possibilitando uma rega menos frequente. Outra vantagem é a facilidade de desmontagem e remontagem dos contêineres em outros locais sem perda de material.

Ecotelhado
A Ecotelhado é a melhor empresa de soluções para arquitetura sustentável do Brasil. Navegue pelo site e veja o que podemos fazer pelo seu projeto.