Ecotelhado

Conheça os Telhados Verdes da Ecotelhado!

O que é um Ecotelhado?

Ecotelhado é a evolução dos telhados verdes convencionais, porque integra todas as vantagens de um jardim suspenso, com a captação de água da chuva, o tratamento de efluente (esgoto sanitário), a captação da energia solar e muitos outros benefícios. Funciona como um isolante térmico e absorve 30% da água da chuva reduzindo, por exemplo, a chance de enchentes nas cidades. Ou seja, quanto mais telhados verdes, menos possibilidades de enchentes.

O Ecotelhado também age como purificador da poluição urbana, e é o único que pode ser usado para tratar os efluentes (esgoto) produzidos na edificação. É recomendado que seja instalado em uma laje plana, utilizando impermeabilização de PVC com capacidade de formar uma cisterna para reuso de água da chuva e proteção anti-raízes.

Qual a diferença entre Ecotelhado e Telhado Verde?

Enquanto os sistemas convencionais usam terra ou substrato, o Ecotelhado foca na armazenagem da água da chuva e na reciclagem de águas cinzas ou negras do próprio prédio. Por isso, pode ser classificado como um sistema semi-hidropônico.

O Ecotelhado evita o acúmulo desnecessário de sobrepeso gerado por meio de terra ou substrato porque armazena a água na própria laje, embaixo da vegetação. É sempre necessário ter impermeabilização de PVC própria para telhados verdes, onde há total proteção anti-raízes.

Conheça outros diferenciais:

  • Cisterna de captação de água da chuva acoplada na própria laje do telhado verde. Assim, a água fica retida no piso elevado, abaixo da vegetação e pode ser reutilizada em outros fins não potáveis.
  • Possibilidade de tratamento de efluentes ou águas cinzas (esgoto) do prédio por meio das raízes das plantas para reuso na irrigação.
  • Com o Ecotelhado é possível captar energia solar por meio de placas fotovoltaicas.
  • Pode-se usar piso ventilado: piso elevado feito de porcelanato ou placa cimentícia, com a possibilidade de criar abaixo do piso um reservatório de água ou de ar que faça um isolamento termoacústico e permita a passagem de fios ou tubulações.
  • O Ecotelhado usa hidroponia com irrigação subsuperficial da planta. Isto significa que é usado apenas o mínimo possível de substrato (grande vilão hoje em dia, gerando somente peso excessivo na laje).
  • Por reutilizar água da chuva e o próprio efluente da edificação tratado, o Ecotelhado não precisa ser irrigado com água potável.

 

Benefícios:

1) Retém a água da chuva.

  • Reduz a velocidade de escoamento da água da chuva na fonte (telhados) ajudando a evitar enchentes nas cidades.
  • Faz a limpeza da água pluvial, contribuindo para redução da poluição.

 

2) Traz biodiversidade.

  • Melhora a relação entre as edificações e o meio ambiente.
  • Contribui para formação de um miniecossistema, atraindo diversos pássaros, borboletas, joaninhas, abelhas, etc., que foram eliminados do ambiente com o crescimento urbano.

 

3) É amigo da natureza.

  • É o produto ideal para criar processos biofílicos de tratamento de águas pluviais e resíduos orgânicos.

 

4) É econômico.

  • Telhados convencionais acumulam o calor e o transferem para dentro das construções.
  • Com o Ecotelhado a cobertura vegetal se encarrega de dissipar ou consumir esta energia pela evapotranspiração e pela fotossíntese, reduzindo significativamente a amplitude térmica do interior do prédio. É uma ótima solução para a redução das ilhas de calor nos centros urbanos, diminuindo o consumo do ar condicionado e auxiliando no conforto térmico do micro e macro ambiente externo.
  • Reduz a poluição do ar pelo sequestro de carbono.
  • Traz conforto térmico e acústico para ambientes internos.
  • Contribui para a maior durabilidade das construções, pois diminui a amplitude térmica.
  • Ajuda muito na pontuação de certificações como o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design)

 

Qual sistema escolher?

Clique nos produtos abaixo e veja em detalhes qual dos diferentes sistemas da Ecotelhado se adapta melhor ao que você precisa.

HIDROPRONTO altopronto MEDIOPRONTO

HEXAPRONTO LEVEPRONTO GRELHADO

Confira as condições climáticas da sua cidade e para ajudar a escolher o sistema ideal para você. Acesse: http://www.bdclima.cnpm.embrapa.br/resultados/index.php

 

Onde comprar telhado verde?

Entre em contato com a Ecotelhado através do formulário ou e-mail contato@ecotelhado.com.br ou telefones no final da página.

Há três maneira de adquiri-lo:

  • Somente Material
  • Material + Instalação
  • Material + Instalação + Vegetação

 

Perguntas frequentes:

P: Os sistemas da Ecotelhado atraem insetos?

R: Telhados verdes atraem borboletas, besouros, joaninhas e outros de habitat externo à moradia. Esses insetos são essenciais à vida de outros seres, como os pássaros. Já insetos que preferem o interior das casas, como baratas, moscas, mosquitos, pulgas, são atraídos apenas por detritos humanos. Aliás, uma das vantagens é reestabelecer o espaço vital para outras espécies nas cidades.

 

P: Como se faz a manutenção dos jardins suspensos?

R: Assim como um jardim convencional, telhados verdes necessitam de  alguma manutenção. Se você notar fraqueza nas plantas, por exemplo, pode-se utilizar fertilização com algum composto orgânico em pequena quantidade. Entre em contato para solicitar uma manutenção.

P: É necessária a irrigação nos sistemas da Ecotelhado?

R: Sim. Mas nos Sistemas Laminares não é necessária a irrigação com água potável, porque eles já possuem uma grande reserva de água estocada da chuva. Pode-se até reutilizar esta água no  tratamento do esgoto. O reúso dessa água tratada, rica em nutrientes, também serve para a irrigação. Nas primeiras semanas, antes das raízes alcançarem o reservatório de água, é preciso irrigar a vegetação.

Nos Sistemas Modulares, que tem uma pequena reserva de água, é recomendável ter um ponto de água com boa pressão para irrigação manual ou um sistema de irrigação automatizado, mesmo que para uso eventual. Em locais de muita estiagem a irrigação é imprescindível.

 

P: É preciso podar o telhado verde?

R: A vegetação cresce mais lentamente do que a plantada no chão, pois tem uma quantidade controlada de nutrientes disponíveis. A poda eventual deverá ser feita se for utilizada grama ou se você achar necessário.

P: Posso caminhar em cima do meu telhado verde?

R: Sim. Os nossos sistemas são projetados para suportar tráfego de pessoas ou de animais de estimação. Só vai depender do tipo de vegetação utilizada. A vegetação ideal para pisoteio é a de gramíneas.

 

P: O Ecotelhado funciona como um telhado comum? Ele passa umidade?

R: Ele aumenta a vida útil da cobertura, pois protege a laje dos raios solares e intempéries. Para o Ecotelhado ser instalado, a cobertura deverá estar previamente impermeabilizada e com proteção anti-raízes, para evitar que a umidade chegue ao interior da edificação.

P: O Ecotelhado não é muito mais pesado que o telhado tradicional?

R:Ecotelhado possui diversos sistemas que variam de peso por metro quadrado, adequando-se às diferentes situações. Os pesos variam de 60 – 250 kg/m² (já saturado de água), dependendo do sistema.

 

P: Qual a diferença de preço entre o Ecotelhado e os telhados tradicionais?

R: O valor do investimento é em geral o mesmo, considerando-se um telhado de boa qualidade. O Ecotelhado pode ser colocado, diretamente, sobre a laje impermeabilizada e com proteção anti-raízes. Se você levar em conta os benefícios de conforto térmico, retenção de água, limpeza do ar e vida útil de duas a três vezes maior, a vantagem a favor do telhado verde é grande.

 

P: O telhado verde diminui o calor dentro da edificação?

R: Sim. A cobertura vegetal dissipa ou consome a energia da insolação solar pela evapotranspiração e pela fotossíntese, reduzindo bastante a amplitude térmica do interior do prédio. É uma ótima solução para a redução das ilhas de calor nos centros urbanos, diminuindo o consumo do ar-condicionado e auxiliando no conforto térmico do micro e macro ambiente externo. Testes realizados comparando telhados verdes com telhados comuns, mostraram uma diminuição de até 15ºC dentro da edificação no verão. No inverno, o sistema conserva o calor dentro da edificação, aumentando a eficiência de aquecedores ou lareiras.

Confira mais fotos:

http://www.pinterest.com/ecotelhado/ecotelhado/

 

Vídeos:


 

Referências:

Green Roofs

Green Building Council Brasil

Ecotelhado
A Ecotelhado é a melhor empresa de soluções para arquitetura sustentável do Brasil. Navegue pelo site e veja o que podemos fazer pelo seu projeto.