reciclagem-de-lixo-organico

Reciclagem de lixo orgânico: descubra as vantagens de fazer compostagem

Publicado

Você já pensou em como fazer compostagem a partir da reciclagem de lixo orgânico? O processo é muito simples e benéfico para o meio ambiente. Além disso, você poderá fazer o seu próprio adubo para garantir um cultivo saudável para a sua horta ou jardim.

Todas as pessoas produzem restos de lixo orgânico. Ao fazer sua compostagem doméstica, esses resíduos se tornam um valioso recurso para tornar os seus plantios ainda mais saudáveis. 

Siga a leitura e veja como é fácil fazer a sua própria compostagem.

Aprenda como fazer compostagem a partir da reciclagem de lixo orgânico

Para fazer a sua própria compostagem, você vai precisar apenas dos resíduos orgânicos e de um recipiente grande.

1ª etapa:

O primeiro passo para fazer sua compostagem a partir da reciclagem de lixo orgânico é a separação dos resíduos. Mas atenção: nem todos os resíduos orgânicos são aptos para esse processo. Confira quais são os resíduos orgânicos que você pode utilizar para fazer compostagem:

Resíduos verdes:

  • Restos e cascas de frutas, legumes e verduras;
  • Sementes e grãos;
  • Borra e filtro de café;
  • Erva mate;
  • Cascas de ovos;
  • Sachês de chá.

Resíduos marrons:

  • Folhas secas;
  • Folhas de jornal;
  • Pedaços de papelão.

Para fazer compostagem em casa, não utilize frutas cítricas (como limão, laranja, abacaxi), alimentos cozidos, alimentos de origem animal (carnes e laticínios), óleos e gorduras, alimentos temperados, papel toalha e guardanapos.

Para facilitar, você pode deixar anotado em sua cozinha, próximo ao recipiente onde vai separar os resíduos, quais alimentos são aptos ou não para fazer compostagem.

2ª etapa:

O segundo passo é colocar os resíduos orgânicos no recipiente onde vai acontecer o processo de compostagem. Escolha um recipiente grande, como um vaso ou lixo de plástico, e deixe-o em uma área externa ou com bastante circulação de ar. 

É importante que o recipiente tenha furinhos embaixo para que o chorume (líquido da composição) possa sair. O chorume deve escorrer para o solo (grama ou terra) ou para outro recipiente menor, como um balde ou prato fundo. Você também pode colocar uma quantidade de terra seca no fundo do recipiente  para que a umidade seja absorvida.

3ª etapa:

O terceiro passo para fazer uma compostagem a partir da reciclagem de lixo orgânico é colocar os resíduos no recipiente. Você pode alternar camadas de resíduos verdes, que são ricos em nitrogênio, com resíduos marrons, que são ricos em carbono, para que o processo ocorra de maneira equilibrada.

Para acelerar o processo de compostagem, você pode picar ou triturar os resíduos, com uma faca, mixer ou trituradores especiais. Quanto mais fragmentados, mais rápido o processo de compostagem vai acontecer.

4ª etapa:

O quarto passo é esperar. Dentro de algumas semanas, os resíduos orgânicos vão se transformar em adubo, com aparência e aspecto de terra. Esse material não é substituto da terra ou solo, mas é um ótimo fertilizante natural para os plantios, pois é riquíssimo em nutrientes que vão deixar as plantas da sua horta ou jardim muito mais saudáveis.

5ª etapa:

O quinto e último passo é adicionar esse fertilizante natural nas suas plantações. Você pode colocar punhados desse material na sua horta, no seu jardim ou nos seus vasos de plantas. Perceba como as vegetações vão crescer de forma saudável! 

Ao reciclar o lixo orgânico e fazer a sua própria compostagem, você colabora com o meio ambiente e produz o seu próprio fertilizante natural para as plantas. Muito melhor do que gastar com fertilizantes químicos, não é mesmo? 

Agora que você já sabe como é simples o processo de reciclagem de lixo orgânico e como fazer compostagem, que tal incluir esse hábito no seu dia a dia? Compartilhe fotos da sua compostagem no Instagram e marque a @ecotelhadobrasil, ficaremos felizes em saber que você está contribuindo para o meio ambiente e deixando o seu plantio muito mais saudável!

Na Ecotelhado você encontra diversos sistemas de Jardins Verticais, Telhados Verdes, Piscinas Naturais e muito mais. Visite nossas lojas em São Paulo e em Porto Alegre, navegue no nosso blog e loja online, e entre em contato para criar o seu projeto de Arquitetura Verde e Design Biofílico!