Unisinos RS

Sede da Agapan é destruída em Porto Alegre

Publicado

Uma notícia nada boa para a sustentabilidade gaúcha.

A sede da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) – primeira ONG ecológica do Brasil e da América Latina – foi destruída na tarde da última segunda-feira, 06/06. Uma empresa que pretendia instalar uma floricultura e uma pizzaria no terreno foi a responsável pela demolição do galpão.

A Agapan era parceria da Associação Telhado Verde Brasil (ATV), do Green Building Council (GBC) e também da Ecotelhado – que possuia um telhado verde instalado na sede. O galpão estava sendo adaptado para uma ser uma construção 100% sustentável.

Segundo a secretária-geral da Agapan, Eliara Manfredi, a ONG tinha concessão da prefeitura da Capital para utilizar o espaço. Há cerca de cinco anos os voluntários se reúnem lá semanalmente e a autorização do município era válida para 20 anos.

O titular da Smic, Valter Nagelstein, foi alertado da situação e que já tomou providências para identificar os autores da falha. Ele afirmou também que vai determinar uma apuração rígida do caso.

A equipe da Ecotelhado apoia a Agapan e fica sensibilizada com o ato. Estamos aqui para darmos a força que for necessária para recuperar esse trabalho tão importante para a sustentabilidade no Estado.